“American Idiot” completa 15 anos de lançamento neste sábado

Sétimo álbum de estúdio da banda americana Green Day, “American Idiot” completa neste sábado, dia 31 de agosto, 15 anos de lançamento. O projeto, gravado entre abril de 2003 e março de 2004, na California, Estados Unidos, chegou após “Warning”, de 2000.

Conceitual e carregado de referências de pop punk e rock alternativo, descritos na época pelos músicos como “uma ópera rock”, “American Idiot” narra a história de um adolescente de classe média baixa e anti-herói. As composições expressam a desilusão e a insatisfação de uma geração que cresceu em um período marcado por eventos mundiais tumultuosos, como a Guerra do Iraque. A capa expressa a mesma ideia ao trazer uma granada em forma de coração e posicionada em uma mão em punho.

“American Idiot” foi responsável por marcar a retomada da carreira do Green Day, ao entrar nas paradas musicais de 27 países, no topo de 19 deles. Ao todo, foram vendidas 16 milhões de cópias no mundo todo. Cinco singles foram trabalhados e caíram no gosto dos fãs: “American Idiot”, “Boulevard Broken Dreams”, “Holiday”, “Wake Me Up When September Ends” e “Jusus of Suburbia”. Aclamado pela crítica, o projeto rendeu ao Green Day dois indicações ao Grammy em 2005, sendo que os músicos venceram na categoria de “Melhor Álbum de Rock”.

Assista “Boulevard Of Broken Dreams”: