Crowdfunding do Festival do Rio vai em busca da nova meta: R$ 800 mil

O Festival do Rio lançou uma campanha de crowdfunding para levantar parte da verba necessária para a realização da edição deste ano, 2019. A primeira meta de R$ 500 mil de arrecadação está dentro do ritmo esperado e em breve deve virar para a segunda meta, que é levantar R$ 800 mil. O orçamento mínimo do Festival é R$ 3,5 milhões, parte virá da participação do público via crowdfunding e parte está em negociação com empresas patrocinadoras.

Por conta do cronograma necessário para levantar esses recursos, o Festival do Rio acontecerá em dezembro. A direção do festival acaba de anunciar que a edição deste ano será entre 9 e 19 de dezembro.

“Os desafios impostos pela situação do financiamento estão sendo vencidos. Porém precisamos de mais tempo para organizar o Festival da forma como o público e os realizadores merecem”, explica Ilda Santiago, diretora do Festival do Rio. “Vamos para dezembro!”, finaliza.

A campanha tem metas detalhadas em https://benfeitoria.com/festivaldorio. Conforme aumenta o valor arrecadado, o Festival ganha a possibilidade de realizar mais ações.

O Festival do Rio é o maior da América Latina. Desde sua criação, foram exibidos 7 mil longas, incluindo filmes recém-premiados em festivais e mostra internacionais como Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público mas também de mão de obra, o Festival do Rio capacitou mais de 7 mil. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a Premiére Brasil, os filmes nacionais compõem parte importante do festival, que é a maior vitrine da cinematografia brasileira.