Day & Lara lança segundo DVD da carreira, “Traços”

A dupla Day & Lara lançou nesta sexta-feira o segundo DVD da carreira, “Laços”. O material foi gravado ano passado em Goiânia (GO) e contou com participações especiais de Naiara Azevedo e Marcos & Belutti. O novo projeto conta com um repertório de inéditas, dentre elas “Profissional do Amor”, “Coração de Cabaré”, “Multiplica” e “Mendigando Sentimento”, primeiro single do DVD que já está tocando nas rádios de todo o país.

Day & Lara se tornou uma dupla consagrada no sertanejo, com músicas marcantes e composições feitas para grandes cantores. Em pouco mais de três anos de união, elas conquistaram milhares de fãs pelo Brasil e milhões de visualizações em seus vídeos. O Caderno Pop conversou com as cantoras, que falaram um pouco sobre a carreira e o novo DVD.

Esse é o segundo DVD de vocês e a gente queria saber: o que mudou da Day & Lara de 2016 para 2018?
O amadurecimento, né? A cada cidade que a gente foi, a cada música cantada, a cada pessoa que a gente conheceu foi a soma para o amadurecimento que a gente tem hoje. Sem dúvida falta muita coisa ainda, a gente tem muito o que aprender, mas uma coisa que se manteve de um DVD pra cá foi a gente querer fiel aos nossos sentimentos, a transmitir sempre a nossa verdade pro público e nesse DVD, se brincar mais do que o outro, a gente conseguiu mostrar várias fases de Day & Lara. Tem música pra sofrer, tem música pra curtir, tem música que fala de sentimento de todos os tipos, tem música polêmica, tem de tudo um pouco.

Enquanto muitas duplas optam por fazer um DVD com muitas participações especiais, nos dois que vocês lançaram, só teve duas participações em cada. Tem algum motivo essa decisão de fazer um material mostrando mais a cara de vocês?
Tanto no primeiro DVD quanto no “Traços” a gente quis convidar pessoas que têm importância pra Dayane e Lara, na vida pessoal e somando agora na profissional também. Maiara e Maraisa são amigas de dentro da nossa casa, nós somamos com composições nossas no projeto delas também. Munhoz & Mariano da mesma forma. Agora no “Traços”, Marcos & Belutti que é do nosso mesmo escritório. Eles aceitaram na hora participar e somar com a gente, e Naiara Azevedo, que inclusive gravamos na casa dela esse DVD aqui em Goiânia. Ela abriu as portas da casa dela e nos chamou pra gravar lá, então foi um DVD bem intimista, com participações de amigos nossos e com os convidados de amigos, familiares, que somaram e fizeram com que esse projeto fosse gravado como foi, então esse foi o parâmetro para a escolha das participações. A gente tem vontade de participar com muita gente ainda e se Deus quiser vai dar certo.

O DVD vai para as lojas ou deve ficar só no YouTube?
Provavelmente vai pras lojas mas a gente tá focando muito digitalmente falando, que é nas plataformas digitais, no YouTube. A gente começou a divulgar as músicas em novembro e já soltamos sete clipes do DVD, e ainda faltam mais alguns. Mas o álbum já está completo nas plataformas digitais pro pessoal ouvir.

A carreira da dupla é relativamente curta se comparado a de outras, mas o sucesso de vocês é tão grande quanto o de duplas que têm muitos anos de estrada. O que vocês acham que pode ter ajudado isso? A atenção com os fãs, o contato nas redes sociais…?
A gente costuma falar que não gosta de ser iludida, então não gostamos de iludir ninguém. A gente sempre quis demonstrar quem era Dayane e quem era a Lara. É frustrante quando você conhece alguém pela internet e vai conhecer na vida pessoal, é totalmente diferente. A gente sempre quis ser verdadeira com nosso trabalho, com todo mundo que consome Day & Lara, então é muito importante o feedback da galera que fala com a gente via direct, via mensagem, antes do show, depois do show, e a gente usa isso sempre como uma pesquisa pra trazer pra sempre melhorar nosso projeto. Eu acho que a composição também fez parte disso, de trazer Day & Lara pro mercado. Nós tivemos várias composições gravadas por muita gente, por artistas renomados, de muito sucesso. Faltava falar isso, de música de volta por cima, de música animada e a gente acabou conseguindo entrar no meio do sertanejo feminino junto com Marília Mendonça, Maiara & Maraisa, Simone & Simaria, então a gente fica muito feliz de fazer parte disso e a gente tem trabalhado bastante pra que não seja só um momento, pra que não seja passageiro e pra que a gente possa consolidar cada vez mais o movimento sertanejo feminino.

A Day é de Goiânia e a Lara de Minas, e hoje vocês moram no berço da música sertaneja, que é Goiânia. Essa mudança foi essencial para a consolidação da carreira, até porque foi aí que vocês se conheceram. Como foi esse processo, desde o primeiro encontro até a formação da carreira?
Lara: Eu sou mineira e a Day é de Goiânia. Eu mudei pra cá em 2014. Eu tinha uma carreira de dupla com meu irmão e a Day cantava sozinha e a gente se conheceu através da composição. Um ano depois que eu estava morando aqui em Goiânia nós nos conhecemos compondo. As pessoas viram a gente cantando, se identificaram e gostaram do nosso dueto e daí surgiu Day & Lara. Foi muito pela nossa amizade, pela química que bateu desde que a gente se conheceu. Na época nós éramos as únicas mulheres do grupo de compositores e até do meio. Existem poucas mulheres no meio sertanejo e daí foi onde de Dayane e Lara surgiu Day & Lara. Goiânia como sendo o berço da música sertaneja, aqui segue abençoado. Asfalto começou a trincar, tem uma dupla sertaneja nascendo. E as energias aqui são totalmente voltadas pra música sertaneja mesmo. O acesso é muito fácil pra compositores, cantores, tudo acontece muito rápido e é daqui que começa a se expandir. Day & Lara, graças a Deus, é bem aceita em Minas Gerais, a gente já alcançou também o público lá do Sul, Paraná, São Paulo, então é basicamente isso.

Assista “Mendigando Sentimentos”: