Elana Dara: nova aposta da Warner Music lança primeiro single, “Falei de Você Pra Minha Mãe”

Aventureira, apaixonada pelo desconhecido, verdadeira e sincera. Assim é a curitibana Elana Dara, 20 anos, que, acompanhada do violão, desbrava as barreiras do cenário fonográfico com sua voz aveludada. Autodidata, aprendeu a arte sozinha, começou sua história na música aos oito anos, quando comprou o primeiro violão, no Paraguai. O instrumento, lembrança de bons momentos, segue com a artista até hoje. Guitarra e ukulele também fazem parte das paixões de Elana, que ainda se vira bem acompanhada de teclado, violino, baixo e percussão.

Quando criança, Elana ia muito à igreja e se encantava ao ver os músicos tocando. “Aquilo me inspirava e não me deixava desistir”. Sempre muito tímida, no início ela se apresentava apenas para poucos amigos. Quem vê este cenário não consegue imaginar o caminho da cantora até o sucesso no YouTube. Com mais de 390 mil inscritos e mais de 22 milhões de visualizações, Elana ganhou seguidores com covers inusitados que vão desde a nova MPB, passando pelo rap, funk e sertanejo.

“Levar minha música para o mundo aconteceu quando estava fazendo cursinho pré-vestibular. Estava totalmente entediada com aquele ambiente escolar, quis fazer algo novo, criei meu canal, sem pretensão de atingir muita gente, mas, no fim, foi a repercussão dos meus vídeos que fizeram com que eu trancasse a faculdade de arquitetura já no segundo semestre. Eu sabia que era a música que me fazia bem”.

O apoio do público foi o principal pilar para dar à Elana confiança suficiente para que ela se aventurasse em uma vida totalmente imersa na arte. No caminho dos covers a artista lançou o primeiro single autoral, “Muda Tudo” – o clipe da faixa já ultrapassa 470 mil views. Este foi o primeiro passo dentro do mercado fonográfico. Um dos produtores da música, Pedro Peixoto, entrou em contato com a cantora pelo direct, por ter trabalhos com a banda Lagum, de quem Elana é grande fã, a artista topou uma parceria. O sócio de Pedro, o xará Cassini – também sideman do Jota Quest, conheceu a artista em estúdio e foi responsável por apresentá-la ao Márcio Buzelin, tecladista da banda, assim, mais uma parceria começou deste encontro.

“Muda Tudo”, deu início à recente descoberta da artista pelas composições. Elana sempre escreveu muitas poesias, desde mais nova, mas, transformar as palavras em composição é a nova paixão da curitibana. Do cotidiano, às histórias dos conhecidos, filmes, séries e até leituras do dia a dia, tudo vira música.

Infinitamente inspirada pela banda Lagum e fã declarada dos músicos, Elana já dividiu o palco com os artistas em um show deles na Ópera de Arame, em Curitiba, Paraná. O encontro foi possível depois de ela vencer um concurso de covers. “Foi uma das minhas apresentações mais marcantes, por estar acompanhada de grandes inspirações, em um palco tão vibrante como a Ópera”. Outra experiência foi ao lado da banda Hotelo, que convidou a curitibana para dividir o palco em uma apresentação na cidade natal da artista, “foi incrível, a energia deles é surreal”. Com a Tiê, Elana se apresentou em São Paulo, no bar Obelisco, “ela é uma referência, foi muito memorável! Foi incrível”.

O público também teve um deguste de Elana com a participação dela na faixa “Poesia Acústica #8: Amor e Samba”, ao lado de Projota, Pineapple StormTV, Cesar MC, Kayuá, Froid, Cynthia Luz, MV Bill e Bob do Contra, em menos de um mês de lançamento, o vídeo da música já contabilizava mais de 16 milhões de visualizações. “O dia em que gravamos a música e o clipe foi fenomenal, uma verdadeira aula para mim, a vibe dessa turma todo reunida foi inexplicável. Projota, Cynthia Luz e tantos outros sempre foram referências para mim”.

Influenciada por todos os estilos musicais, Elana reverencia, além de Lagum, Charlie Brow Jr., Cassia Eller e Djavan como inspirações nacionais. Entre os artistas internacionais, Ed Sheeran, Red Hot Chilli Peppers, Pink Floyd e Coldplay. “Todos têm uma linha musical muito única e marcante, com instrumentais ou vozes inovadoras. Isso me inspira de modo a tentar ser o mais autêntica possível na minha arte. Quero poder causar na vida das pessoas o tipo de impacto que esses nomes causam em mim”. Nesses grandes ídolos, as linhas melódicas e os modos de utilizar a voz e sensações passadas pela música ganham espaço no perfil desenhado por Elana. A parceria dos sonhos para a artista pode, inclusive, ser com nomes nacionais ou não: Vitão, Lagum, Cynthia Luz, Ed Sheeran, Billie Eilish, Post Malone, IZA, Konai, Cesar MC, Chris MC, Xamã, Vitor Kley, Anavitória fazem parte da lista que parece não terminar.

Uma das grandes apostas da Warner Music Brasil, a artista, que assinou com a companhia no final de 2019, lança, em março deste ano, o primeiro single em parceria com a marca: “Falei De Você Pra Minha Mãe”. Composição autoral, a faixa surgiu de maneira despretensiosa enquanto Elana conversava com um garoto pelo Whatsapp. O papo aconteceu logo depois de a cantora divulgar um cover de uma música sertaneja no canal. “Enquanto conversava comigo, ele disse que a mãe gostava muito do gênero e, por isso, mostrou meu vídeo para ela. Ele chegou me contando o caso: ‘hoje falei de você para minha mãe’. Aquilo ficou na minha cabeça e o refrão surgiu fácil, o restante da composição foi baseada nessa frase”. As expectativas da cantora para este lançamento são as maiores possíveis. Não é para menos, o single chega com produção de alto nível e extremo potencial para o mercado, com elementos diferentes que o transformam em algo autêntico. “Admito que está sendo um trabalho lindo, estou empolgada!”. 2020, com certeza, será o ano de Elana Dara.

Elana Dara em números:

– Spotify: mais de 1,2 milhões de ouvintes mensais

– YouTube: mais de 410 mil inscritos; mais de 22 milhões de visualizações

– Instagram: mais de 250 mil seguidores

– “Muda Tudo”, faixa autoral de Elana Dara já acumula no clipe oficial mais de 500 mil visualizações no YouTube

– O vídeo “Poesia Acústica #8: Amor e Samba” tem mais de 24 milhões de visualizações

Assista “Falei de Você Pra Minha Mãe”:

%d blogueiros gostam disto: