“Free Solo”, documentário vencedor do Oscar, estreia 9 de março

Assinado pelos cineastas E. Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, o documentário “Free Solo” conta a história emocionante de um alpinista que não utiliza equipamentos de proteção à medida que se prepara para realizar o sonho de sua vida. Alex Honnoldescalou sem cordas a montanha de granito mais famosa do mundo: El Capitan, com 914 metros de altura.

O documentário que estreia no sábado, 9 de março, às 21h00 na National Geographic, simultaneamente ao App da Nat Geo, ganhou o Prêmio BAFTA de Melhor Documentário e agora levou a famosa estatueta de ouro do Oscar de Melhor Documentário. Reconhecido por sua audácia, profissionalismo e por uma narrativa visual impactante sobre o alcance do ser humano, “Free Solo” é um thriller que deixa o espectador aflito com o retrato inspirador de um atleta que desafia tanto seu corpo quanto suas crenças na busca pelo triunfo sobre o impossível.

Vasarhelyi e Chin conseguem captar com uma beleza inusitada os momentos mais íntimos de Honnold em “Free Solo”, assim como a escalada que o desafia a morte com arte e maestria requintadas, trabalho de câmera que induz à vertigem. O resultado é um triunfo do espírito humano que representa o que o The New York Times denomina de “uma oportunidade milagrosa para que todo o resto experimente o que há de mais sublime no ser humano”.

O marco é tão importante que é a capa da edição de março da Revista National Geographic, ganhando inclusive 10 páginas de matéria dedicadas ao documentário. A grande reportagem conta detalhadamente o passo a passo seguido por Alex antes e durante a escalada de sua vida.