Mamá Coco de “Viva! A Vida é uma Festa” existe de verdade e mora no México

A mexicana María Salud Ramírez Caballero tornou-se o rosto mais famoso da cidade de Santa Fé de la Laguna, em Michoacán, graças ao filme “Viva! A Vida é uma Festa”, da Disney/Pixar.

A família e os amigos afirmam que o personagem de Mamá Coco, uma bisavó calorosa, solidária e amável, foi baseado na mexicana de 105 anos de idade.

A neta Patricia Pérez Hernández disse ao jornal El Universal que a aparência de Mamá Coco, o modo de falar e outros trejeitos são baseados nos de Salud e que é um erro que os produtores do filme não lhe deram reconhecimento oficial.

Se Nana Salud, como a mulher é carinhosamente chamada, é a única fonte de inspiração para os cineastas, é uma questão para outro dia. Enquanto isso, os moradores de sua cidade natal a abraçaram e as autoridades municipais chegaram a dar seu reconhecimento oficial e a nomear embaixadora dos artesãos da região, que passou a ser frequentada por turistas após o lançamento do filme.

Salud foi diagnosticada com doença pulmonar obstrutiva crônica há três anos e precisa de tanques de oxigênio para ajudá-la a respirar. Ela continua sendo uma mulher ativa, andando rapidamente pelas ruas de Santa Fé e inclusive tira fotos com as pessoas que visitam a cidade para conhece-la.