Saiu “Touch of the Sky”, primeiro álbum solo da Denitia

A talentosa cantora, compositora e guitarrista americana Denitia lança hoje seu primeiro álbum solo, “Touch of the Sky”, que sai na América Latina e México pelo selo carioca LAB 344. Reconhecida por sua versatilidade e mistura de gêneros musicais, a artista ficou conhecida do grande público e da mídia especializada no duo nova-iorquino Denitia and Sene.

Em “Touch of the Sky” os ouvintes podem esperar uma fusão de indie-pop e chillout music, com ecos de nomes como Beach House e Cocteau Twins. O álbum é uma reflexão sobre identidade, amor, juventude e autoevolução ancorado em amplas paisagens sonoras compostas por vocais em camadas, sintetizadores oníricos e guitarras psicodélicas. Confira abaixo os singles do projeto: “Place To Be”, “Where You Go” e “Waves”.

“Place To Be” é uma daquelas faixas mid-tempo que nos faz embarcar em uma viagem psicodélica e solitária através do canto melancólico da artista, que canta sobre uma conturbada separação. É um indie pop com lágrima na voz para ouvidos atentos.

Em “Where You Go” os ouvintes podem esperar uma fusão de dream-pop e chillout music. A faixa é um pop alternativo mais dançante que mostra o lado criativo na produção de Denitia, além de seu canto elegante. É também sobre devoção eterna e a vontade de se dedicar por inteiro a um amor. Denitia explica: “A música termina fazendo uma reflexão sobre sonhos e amor. Porque o mundo às vezes pode ser assustador para uma pessoa negra e queer. Os sonhos realmente se tornam uma necessidade para a sobrevivência”.

O primeiro single de “Touch of the Sky”, “Waves”, é um pop moderno e autoral onde reverencia o legado da música alternativa norte americana. A música atrai imediatamente o ouvinte com sua bateria pulsante, riffs de guitarra e vocais envolventes. Inspirada no amor transformador e no abrigo encontrado nos braços de alguém, a faixa entrega, já nos primeiros acordes, elementos de dream-pop.

Recentemente, Denitia fez parceria com dois brasileiros, o videomaker Hugo Faraco e o produtor Kassin.

Depois de assistir a um show de Denitia e ficar encantado com sua música, o diretor, produtor e editor brasileiro Hugo Faraco, que vive nos EUA, resolveu colaborar em algum trabalho da cantora. Daí surgiu a ideia de um filme sobre o seu novo álbum. No curta, o diretor desenvolveu uma ideia quase documental, com finalização de cinema e elementos da cultura brasileira. Filmado na península de Rockaway, no Queens, o vídeo mostra o processo da gravação do disco Touch of the Sky e a mudança da cantora da área urbana e caótica de Nova Iorque para uma área mais calma e na beira da praia, em Rockaway.

Denitia também fez parceria com outro brasileiro, o produtor musical Kassin. A cantora produziu o remix da faixa “Sua Sugestão” em seu novo projeto. A banda Boogarins, Dj Memê, Marcelinho da Lua, Diogo Strauz, entre outros, participaram do álbum, que será lançado em breve. A parceria faz parte da iniciativa Co-LAB, em que artistas da LAB 344 fazem colaborações criativas entre si.

Denitia é uma cantora, compositora, guitarrista e produtora americana que reúne milhões de streams nas plataformas digitais. Nascida no Texas, iniciou sua carreira no Brooklyn com o duo Denitia and Sene, lançando as bases do que seria a espinha dorsal de seus futuros projetos. Juntos, lançaram “His and Hers” (2013) e “Love and Noir” (2016), entre diversos singles e EPs, além de desenvolverem trabalhos com a Red Bull Music e a rádio inglesa Rinse FM. Atraíram elogios da imprensa especializada como Fader, Rolling Stone, SPIN e NY Times.

Em 2017, já em sua carreira solo, lançou o EP “Ceilings”, através do selo Styles Upon Styles. O álbum atraiu a atenção de veículos como The Guardian, Village Voice, Pitchfork, Stereogum, Afropunk, entre outros. Em 2018, a cantora lançou uma série de singles, e a revista inglesa de música, The Line of Best Fit, a definiu como “genuinamente inspiradora”. Recentemente, fez sua estreia na BBC6 com o single “You Used to Love Me”, faixa em parceria com o Dj e produtor britânico Quantic.

Ouça: