Um dos grandes expoentes do reggae brasileiro no exterior, o Afrodizia lança nesta sexta-feira (21) a inédita “Ficção”. O novo single marca a estreia de Alê Massau nos vocais do grupo. Com passagens por bandas como Cidade Negra, Preto Massa e Berimbrown, o cantor reforça sua posição como um dos grandes frontmans da música nacional, ao lado de Pri Cantarelli (teclado), Tony Sheen (bateria), Diogo Morgado (guitarra) e Edward Sub (baixo).
Lou Garcia celebra sucesso e revela novidades para 2025

“Ficção” conta com as participações de I-Dren Artstrong, um dos maiores expoentes do reggae filipino, Ricardo Herz e DJ Samuca. A produção musical é assinada pelo austríaco Michi Ruzitschka e pela lenda jamaicana Junior Marvin (Bob Marley and the Wailers). Dirigido por Rodrigo Rímoli, o videoclipe de “Ficção” segue um roteiro de curta-metragem, retratando a realidade de uma comunidade que convive com medo e insegurança.
O single é parte do projeto “Reggaelização”, que une 18 grandes nomes da música de 11 países, representando todos os continentes. O álbum ganha vida gradualmente, com cada lançamento acompanhando documentário, ilustração e videoclipe, consolidando a identidade do projeto.
Entre os artistas que participam do álbum estão Carlinhos Brown, Chico César e Cidade Verde Sounds (Brasil), Quique Neira (Chile), Queen Omega (Trinidad e Tobago), Dean Fraser, Rica Newell, Luciano e Junior Marvin (Jamaica), Peetah Morgan e Big Mountain (EUA), Pato Banton (Reino Unido), Isiah Shaka (França), Lord Alajiman e Ombre Zion (Senegal), Young Mbazo (África do Sul), I-Dren Artstrong (Filipinas) e House of Shem (Nova Zelândia).
Completando 25 anos de carreira, o Afrodizia foi formado em Maringá (PR) e se estabeleceu em Itanhaém (SP), onde consolidou sua trajetória. Com quatro álbuns lançados (“Todas as Tribos”, “Mutação”, “Peace” e “Mutación”), a banda segue promovendo “Reggaelização”. O grupo realizou três turnês europeias e mais de 80 shows internacionais, passando por festivais como o Montreux Jazz Festival, o que reforça seu papel como um dos grandes representantes do reggae brasileiro no exterior.
A música do Afrodizia ganhou espaço nas principais mídias do segmento reggae e em grandes veículos nacionais, como TV Globo (Encontro, Domingão, Vídeo Show), MTV, Multishow, Music Box Brasil e Folha de S.Paulo.
O grupo também investe na difusão do reggae como expressão artística. Entre seus projetos estão o Regado a Reggae, um dos mais tradicionais festivais do gênero no Brasil, realizado há 18 anos em Itanhaém (SP); o Conexão Sul, coletânea com grandes nomes do reggae do Sul do país; e o Up! Vibe Conexion, projeto de livestreaming conectando artistas globais.
Ao longo da carreira, o Afrodizia conquistou prêmios como o Saul Trumpet, o Mapa da Música Brasileira e o Profissionais da Música nas categorias Melhor Banda de Reggae (2021) e Melhor Videoclipe – região Sudeste por “Mand’ela” (2022). Em 2025, além do projeto “Reggaelização”, a banda se prepara para o lançamento de “Amar”, álbum inspirado no lover’s rock, subgênero do reggae surgido nos anos 1970.
Fique por dentro das novidades das maiores marcas do mundo! Acesse nosso site Marca Pop e descubra as tendências em primeira mão.