O documentário “De Virada – Bastidores e desafios do futebol” estreia no dia 7 de outubro na HBO Max, destacando as histórias de mulheres que atuam em posições de liderança no futebol brasileiro, dentro e fora de campo. O projeto é uma cocriação da Amstel, FMM e Elo Studios, com direção-geral de Fernanda Menegotto.
- Bad Bunny será a atração principal do show de intervalo do Super Bowl 2026
- Doja Cat anuncia data única da “Ma Vie World Tour” no Brasil
- Confira as datas e cidades dos Ensaios da Anitta 2026

O lançamento aconteceu em São Paulo, no rooftop da Visual Farm, reunindo personalidades do esporte, imprensa e convidados. O evento contou com uma roda de conversa sobre o papel das mulheres no futebol e com uma projeção especial em prédio na avenida Consolação, chamando a atenção para a falta de reconhecimento feminino no esporte.
Entre as participantes do filme estão Tamires Dias, jogadora do Corinthians, a árbitra Edina Alves, o técnico da Seleção Brasileira Feminina Arthur Elias, a comentarista Nadine Bastos e a diretora jurídica do Fluminense, Roberta Fernandes. Em 71 minutos, o documentário mostra a atuação das mulheres em diferentes áreas estratégicas do futebol, revelando bastidores, negociações e decisões que vão além dos 90 minutos em campo.
“Esse projeto me dá a chance de contribuir para mudar a percepção sobre o futebol e sobre a relevância do nosso trabalho, mostrando o valor que nós, mulheres, agregamos a esse mercado”, afirma Roberta Fernandes, uma das participantes do filme.
Gravado no Rio de Janeiro e em São Paulo, o documentário combina entretenimento com toques de realidade para retratar trajetórias marcadas por resiliência, desafios e conquistas. A produção é uma coprodução da FMM e Elo Studios, com apoio da Transforma, consultoria de conteúdo de Roberta Fernandes, direção artística de Dani Tolomei e direção de Carla Meireles e Roberta Cunha.
O projeto também reflete o compromisso da Amstel, cerveja do Grupo Heineken, com a diversidade e a equidade de gênero. “Mais do que um documentário, criamos uma plataforma de impacto cultural. Por trás de tantos momentos importantes do futebol, há a atuação de mulheres brilhantes e inspiradoras”, afirma Fernanda Menegotto.
Já para Fernanda Saboya, diretora de consumer connections do Grupo Heineken, o filme é uma oportunidade de unir paixão pelo futebol e inclusão. “Com nossa campanha ‘Todas as emoções em jogo’, queremos celebrar a intensidade do futebol, reconhecendo quem faz o esporte acontecer. Como marca progressista, acreditamos na equidade de gênero e trabalhamos para promover mais diversidade e inclusão no esporte”.
A Warner Bros. Discovery, responsável pela exibição na HBO Max, também reforça o papel do entretenimento em provocar reflexões sociais.
Fique por dentro das novidades das maiores marcas do mundo! Acesse nosso site Marca Pop e descubra as tendências em primeira mão.






