Relembrar e registrar a caminhada até aqui. É com esse objetivo que Ana Gabriela, a cantora e compositora paulista, lança “Acústico”. O álbum tem lançamento marcado para às 00h da próximo sexta-feira dia 17, sendo composto por 14 regravações, em clima intimista, de faixas de sua obra – além de uma canção inédita. Nomes como Melim e Bryan Behr brilham dentre as colaborações musicais do disco, que conta ainda com produção musical de Túlio Airold, parceiro de longa data da artista.
A musicista é natural do interior de São Paulo e ficou originalmente conhecida na internet por fazer releituras acústicas de seus músicos preferidos, há cerca de oito anos. De lá pra cá, sua carreira solidificou-se: já são mais de 288 milhões de reproduções e 1,78 milhão de inscritos no YouTube, 2,25 milhões de ouvintes mensais apenas no Spotify, além de dois álbuns e dois EPs na discografia.
Sobre suas intenções por trás deste novo trabalho, ela explica: “Acho que a lembrança de tudo o que fiz até aqui me motiva muito, pra mim foi uma forma de deixar eterno, os lugares que passei e as composições que me doei até esse ponto”, ela reflete.
Nessa levada, a curadoria de canções aqui é crucial na demarcação da trajetória de Ana Gabriela. Um exemplo é a faixa inaugural “Degradê”, original de 2022, que empresta suas considerações sobre autoconhecimento e a chegada à vida adulta ao novo disco, aqui em clima sonoro ainda mais reflexivo. “É um lugar de conexão comigo mesma, como se eu tivesse dado mais um check na vida, conforme ela vai passando eu vou conquistando tudo que almejei”, confessa.
Com “Não Te Largo, Não Te Troco”, por sua vez, a intenção era presentear os fãs com um novo olhar sobre um hit que é tão amado pelos fãs, com mais de 50 milhões de audições no streaming. “É uma canção muito especial. Ela se destacou no álbum ‘Ana’ de uma forma muito orgânica. Talvez uma música familiar para muitas pessoas, quero voltar nesse lugar com esse som. E acredito que ela viva por muito tempo”. A nova versão, lançada em outubro, é single abre-alas do LP “Acústico” e já contabiliza mais de 400 mil plays nas plataformas musicais.
“Taça de Vidro”, em parceria com o catarinense Bryan Behr, é a única inédita e o carro-chefe do projeto. “Não tem nada a ver, mas tudo é você, tô meio pirada / Será que isso é um sintoma de amor? E se for tô ferrada”, eles cantam, na letra assinada por Ana Gabriela em colaboração com Deco Martins (conhecido como vocalista da banda Hotelo), Lucas Nage (que já colaborou com Ferrugem e Dilsinho) e Gabs Noah.
A faixa foi escrita entre amigos, de forma despretensiosa. “Vejo ela muito festiva”, divide a cantora, “Então, na hora que estávamos procurando repertório, ela veio na minha cabeça na hora… Por ser essa música mais pra cima. E inclusive tô super feliz com o feat nessa”, afirma, celebrando a participação de Behr.
Ele, por sua vez, comemora o encontro artístico com Ana. “Já fazia tempo que a gente conversava sobre um dueto e sinto que essa aconteceu no momento certo pra nós dois. Ana foi uma das primeiras artistas a me acolher em São Paulo e eu sou muito grato por isso. Ela é uma artista incrível, com um timbre de voz inconfundível, além de ser uma pessoa maravilhosa. Estou ansioso pra saber o que as pessoas vão sentir ouvindo ‘Taça de Vidro’”, celebra.
A tracklist abraça ainda mais hits indispensáveis do catálogo da paulista, como “Céu e Chão”, “X”, “No Escuro” e “Mais de Nós”. A nova roupagem acústica, ela expõe, é uma maneira de aproximá-la mais de seu público: “Quem me acompanha, principalmente da época do YouTube, gostam desse formato acústico… Acredito que seja um jeito afetivo de lembrar dos momentos anteriores”, relembra, sobre os primórdios de sua carreira.
Quem assina a produção de todo o repertório é Túlio Airold, conhecido também por trabalhos de nomes como Mariana Nolasco e OUTROEU. Sobre a parceria com o produtor, Ana celebra: “Sempre nos demos bem desde antes, ele já produziu um EP meu, que tem muito desse meu lado acústico… Então foi muito especial tê-lo ali”. Esse é um lançamento da Deckdisc.