A FLIX Media, empresa líder em comercialização de espaços publicitários no cinema, comemora o sucesso e consolidação do app Alfred, plataforma que reúne informações úteis para quem é apaixonado por cinema – mas que também oferece dados importantes sobre o público para quem trabalha com a sétima arte. Lançado no segundo semestre de 2018, o aplicativo se aproximou ainda mais dos movie goers, atingindo a marca de mais de 350 mil usuários cadastrados.
Uma das funções oferecidas aos usuários é apontar, em relação ao lineup de 2020, quais são os filmes que eles mais esperam. O aplicativo, assim, envia notificações sobre quando esses filmes entram em cartaz; indica sessões mais próximas; e avisa também quando o filme está para sair dos cinemas. Por outro lado, ele recolhe essas informações, que podem ser utilizadas para analisar quais filmes estão mais quentes, e também para oferecer dados sobre o público de cada lançamento.
Um exemplo de análise oferecida pelo Alfred refere-se aos filmes de heroínas previstas para este ano. O aplicativo indica, em ordem de preferência, que os quatro filmes mais aguardados são “Mulan” (Disney), “Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa” (Warner) – este já em cartaz, “Mulher Maravilha 1984” (Warner) e “Viúva Negra” (Disney). Além do elenco majoritariamente feminino, todas as produções também são dirigidas por mulheres.
Mas os dados recolhidos pelo app oferecem outras informações. Por exemplo, de que o público feminino é o que mais espera as estreias de “Mulan”, “Mulher-Maravilha” e “Viúva Negra”. Já com relação a “Aves de Rapina”, o público masculino superou o feminino na porcentagem de “quero ver”. Os votos masculinos totalizaram 50,8% contra 45,6% de votos femininos (e 3,6% na categoria outros). A região Sudeste do Brasil foi a mais ativa nas interações.
A FLIX aproveitou o gancho dessas grandes estreias para promover um debate importante e atual. A empresa criou o projeto “Cine Por Elas”, idealizado para empresas que querem anunciar junto aos principais lançamentos que abordam o empoderamento feminino de alguma forma, já que os filmes que refletem sobre o tema cada vez ganham mais espaço e aceitação nas telonas. A expectativa de público é alta, já que o primeiro filme da Mulher-Maravilha fez 6,9 milhões de pessoas no Brasil.
“O objetivo do Alfred sempre foi servir como uma plataforma de mapeamento das preferências do usuário, que cada vez mais tem sido uma constante nos pedidos de anunciantes e agências. Agora que geramos esses dados, conseguimos ser mais assertivos”, diz Adriana Cacace, diretora Latam da FLIX Media.
Como funciona o aplicativo Alfred?
– Por meio do app, o público consegue acessar a programação dos cinemas, conferir o line up do ano, assim como os filmes que estão saindo de cartaz e quais as sessões mais próximas de sua localização – entre outras funcionalidades.
– É gratuito e está disponível para download na loja da Apple e Android.
– O Alfred também está disponível na Alexa, a caixa de som inteligente da Amazon.
– Com uma linguagem descontraída o app gera informações relevantes através de machine learning.
– O app também serve como uma rede social ao permitir a interação entre usuários, uma vez que com ele é possível visualizar a quais filmes seus amigos assistiram, bem como suas respectivas avaliações.