
Um novo capítulo começa no mercado editorial brasileiro: o Grupo Ediouro lançou, durante a Bienal, um selo voltado para o público jovem adulto (ou YA, young adult, como o termo se popularizou): Livros da Alice. A iniciativa reforça a tendência identificada no estudo da Nielsen BookScan, divulgado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) em 2021, que aponta que os leitores entre 18 e 29 anos aumentaram significativamente de 63% para 72%, comparado com 2020.
O romance inaugural da Alicinha, como o selo já é afetuosamente apelidado, “As músicas que você nunca ouviu”, de Becky Jerams e Ellie Wyatt, foi apresentado ao público em lote especial para última Bienal do Livro, que aconteceu no início de setembro. O estoque de centenas de exemplares se esgotou antes mesmo que o evento chegasse ao fim. O lançamento oficial para todo o Brasil acontece no dia 29 de setembro.
“As músicas que você nunca ouviu” traz a experiência de leitura imersiva multiplataforma, chamada, neste caso, de “booksical”. A partir do QR code impresso na folha de rosto do livro, o leitor se torna também ouvinte, acessando um álbum com 14 faixas compostas pelas autoras, que, no romance, são creditadas às protagonistas Meg e Alana. Cada música corresponde a momentos-chave da narrativa, que gira em torno, justamente, de duas amigas que, por meio de suas composições, expressam suas visões de mundo e sentimentos. Enquanto Meg é a irmã de Caspar McCarty, um astro inspirado em Harry Styles, e é forçada a lidar com as vantagens e as (muitas) desvantagens disso, Alana é uma artista em busca de reconhecimento. A amizade entre elas traz à tona o que há de melhor em cada uma.
As autoras Becky e Ellie têm uma sólida carreira na música, com direito ao prestigioso prêmio BAFTA, o Oscar britânico dos filmes, games e TV. Elas escreveram músicas para bandas renomadas, incluindo o grupo de K-pop Red Velvet, além de contribuírem com trilhas sonoras para a Disney, em filmes de amplo apelo popular. Além disso, o livro já trilhou seu próprio caminho de sucesso, com os direitos de tradução vendidos para mais de dez países. A obra foi finalista do YA Book Prize, na Inglaterra, e seus direitos adquiridos para adaptação cinematográfica.
As obras publicadas no selo “Livros da Alice” abordam histórias sobre as primeiras experiências da fase adulta e o fim da infância. Temas como afeto, amor, autoconhecimento, questões identitárias, autoafirmação e coletividade estarão no centro das narrativas.
Livros da Alice, que conta com perfis oficiais no Instagram, TikTok, X (Twitter) e Facebook, promete redefinir a experiência de leitura para jovens adultos, oferecendo histórias tocantes que refletem essa fase crucial da vida.
Detalhes de “As músicas que você nunca ouviu”:
Editora: Livros da Alice
Capa comum: 328 páginas
Dimensões: 15.5 x 1.6 x 23.0
Valor: R$49,90






