Banda paulista Fizeram a Elza lança “Jardineiro”, em parceria com Ortinho

O grupo musical do litoral paulista Fizeram a Elza lança no dia 6 de maio o single “Jardineiro”, que conta com a participação de um grande compositor e cantor do Agreste de Pernambuco: o caruaruense Ortinho, dois meses após o lançamento recente de seu álbum “Caruarus”.

A música foi gravada e produzida em Santos e São Paulo, por Gustavo Souza e teve coprodução de Gil Oliveira, e tem a participação de uma harmonia de pandeiros da renomada percussionista Simone Sou e também do pífano de Vinicius de Oliveira.

A canção trata da importância das amizades em momentos nos quais nos encontramos perdidos e com dificuldades em encontrar motivação para cuidar de nosso lar, nossos relacionamentos e até de nós mesmos. A jardinagem, profissão longeva que trata de cuidado e beleza, é esse elemento feminino que traz a força transformadora de alguém que pode gerar vida em momentos de dor e angústia, assim como a arte e a música.

A banda Fizeram a Elza começou suas atividades em 2019, tendo a influência de diversos grupos de ritmos brasileiros, latinos e africanos. Os integrantes são jovens que fazem parte da cena cultural de Santos, seja consumindo ou participando de diversos projetos. Mesclando músicos com experiência autoral e novos nomes que começam agora a compor. “A ideia é promover a cultura popular e ancestralidade misturando com elementos do universo pop, como o Rock e Eletrônico”, explica Gil Oliveira, guitarrista do projeto.

Com a pausa forçada pela pandemia, os integrantes aproveitaram o tempo para compor novas letras, maturar ideias e aprimorar o trabalho já iniciado. Do processo, nasceram as 5 músicas do EP “Hecatombe”, que demonstram a pluralidade sonora do sexteto. “Cada música aborda um ritmo e temática diferente, trazendo de forma poética, temas contundentes como a saga dos imigrantes, a desigualdade social e seus efeitos no indivíduo”, comenta Barbara Felix Dias, vocalista da banda.

O EP conta com a produção de Gil e Gustavo Souza, que já participou de projetos com grandes nomes da música como Arnaldo Antunes, Luiz Melodia, Zélia Duncan, Elza Soares, entre outros, e foi gravado no estúdio Orange, mixado e masterizado por Estevan Sinkovit, sendo viabilizado a partir da contemplação de um edital de fomento à cultura da cidade de Santos, o Facult.

Fizeram a Elza é formada por Bárbara Dias (vocal), Breno Ayres (baixo, violão, vocais), Gil Oliveira (guitarra, violão, vocais, VS), Deivison Santana e Guilherme Zupo (percussão) e Ney Paiva (bateria).

%d blogueiros gostam disto: