A trajetória de Benjamim de Oliveira, considerado o primeiro palhaço negro do Brasil e um dos nomes ligados à consolidação do circo-teatro no país, volta aos palcos paulistanos com uma nova temporada de “Benjamim – O Palhaço Negro”. O musical estreou em 18 de agosto, no Espaço Cia. da Revista, em São Paulo, e segue em cartaz até 22 de setembro.

A montagem parte da história de um artista que rompeu barreiras raciais e teve participação importante na formação do teatro popular brasileiro. Mais do que reconstruir sua biografia, o espetáculo aproxima sua trajetória das experiências de artistas negros da atualidade.
A ideia surgiu em 2018, quando Isaac Belfort, então estudante do ensino médio, recebeu a indicação de pesquisar Benjamim de Oliveira para um trabalho escolar. O estudo se transformou em uma pesquisa de longa duração e, posteriormente, na criação do musical. Belfort idealizou a montagem, integra o elenco e assina a direção de produção.
“Quanto mais eu estudava, mais entendia a dimensão de Benjamim e o quanto ele havia sido apagado da nossa memória. Contar essa história deixou de ser apenas uma ideia de espetáculo e passou a ser um compromisso artístico”, afirma Belfort.
A pesquisa continua sendo incorporada à montagem a cada temporada. Novas descobertas históricas e experiências dos próprios artistas envolvidos no processo podem provocar alterações na encenação, fazendo com que o espetáculo seja constantemente revisitado.
A dramaturgia é assinada pelo diretor Tauã Delmiro, em um processo que também contou com a participação da diretora artística Manu Hashimoto e dos demais integrantes da equipe. Improvisações, pesquisas e experiências pessoais dos artistas foram utilizadas na construção da narrativa.
O espetáculo não segue apenas uma estrutura biográfica. A montagem alterna elementos da trajetória de Benjamim com questões relacionadas à presença de artistas negros no teatro e às barreiras encontradas por esses profissionais. Humor, música e crítica social aparecem ao longo da história.
Desde a estreia, em 2022, no Teatro Cesgranrio, no Rio de Janeiro, “Benjamim – O Palhaço Negro” passou por diferentes cidades e eventos, incluindo Pará de Minas, em Minas Gerais, cidade natal de Benjamim de Oliveira. Em 2025, o musical recebeu duas indicações ao Prêmio Destaque Imprensa Digital (DID), nas categorias Destaque Letra Original e Musical Destaque – Voto Popular.
Para a temporada em São Paulo, a montagem ganhou novos elementos de encenação e figurinos assinados por Ellias Kalleb. A equipe criativa inclui ainda Thalyson Rodrigues, na direção musical; Edyelle Brandão, na supervisão musical e co-arranjos vocais; James Lau, responsável pela trilha original; Marcelo Vittória, na direção de movimento; Alex Carvalho e Jovanna Souza, na cenografia; JP Meirelles, no desenho de luz; e Breno Lobo e Gabriel D’Ângelo, no desenho de som.
O elenco é formado por Sara Chaves, Isaac Belfort, Lakís Farias, Douglas Motta e João Cortins, com participação especial de Mafê Alcântara nesta temporada.
Serviço
“Benjamim – O Palhaço Negro”
Local: Espaço Cia. da Revista — Alameda Nothmann, 1135, Campos Elíseos, São Paulo
Temporada: até 22 de setembro
Sessões: terças-feiras, às 20h30
Ingressos: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada)
Duração: 1h30, sem intervalo
Classificação: 10 anos
Vendas: Sympla
Instagram: @musicalbenjamim | @belfortprodutora
Fique por dentro das novidades das maiores marcas do mundo! Acesse nosso site Marca Pop e descubra as tendências em primeira mão.






