O Mercadão dos Óculos, uma das 30 maiores franquias e mais premiadas do Brasil, anuncia o lançamento de um totem de visagismo em suas lojas. O objetivo é proporcionar uma compra inteligente ao cliente e revolucionar sua experiência dentro da unidade.
O visagismo é uma abordagem que ressalta a beleza e a harmonia facial, levando em consideração as características físicas, traços e personalidade de cada indivíduo. O termo “visagismo” tem origem na palavra francesa “visage”, que significa “rosto”.
“O totem analisa, a partir de traços do rosto do cliente, o melhor formato de armação, que pode ser quadrada, redonda, oval, dentre outras”, explica Cesar Lucchesi, diretor de novos negócios do Mercadão dos Óculos.
Experiência do cliente
Na prática, basta o cliente olhar para o display do totem e acionar o botão de análise. Em poucos segundos a ferramenta irá sugerir o tipo de armação que mais combina com o formato do rosto e as opções disponíveis na unidade.
De acordo com Lucchesi, hoje o serviço de visagismo é realizado, de maneira geral, por meio do conhecimento do atendente ou do próprio cliente. “Na maioria das vezes, os dois não são especialistas no assunto. Com o totem na loja do Mercadão dos Óculos, a tecnologia sugere de forma precisa o formato de armação ideal”.
Outra função do totem será mapear a visão do cliente. O diretor de novos negócios do Mercadão dos Óculos explica que as pessoas, ao olharem para algo, reagem de forma diferente. “Algumas fazem um leve movimento com a cabeça, outras só com os olhos. Isso interfere no tipo e tratamento da lente. Trata-se de uma customização geral”.
Compra inteligente
Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos, destaca as vantagens da nova ferramenta para o cliente. “Por meio do totem, a pessoa recebe todas as informações que ela precisa, de forma clara e objetiva, para fazer a melhor compra”, diz.
“Ela sai da loja com o que precisa, nem mais, nem menos. Chamamos isso de compra inteligente”, complementa o CEO do Mercadão dos Óculos.
Segundo Freitas, a expectativa é de um aumento de 20% a 30% no ticket médio dos franqueados. “Apresentamos a nova ferramenta ao público durante a feira da ABF. Faremos um piloto em cerca de 15 lojas a partir de setembro. A projeção é que o totem comece a ser implantado em toda rede a partir de janeiro de 2024”.
Franquia consagrada
Em 2022, o Mercadão dos Óculos cresceu mais de 20% em número de unidades e saltou 12 posições no ranking das “50 maiores franquias do Brasil”, divulgado pela Associação Brasileira do Franchising (ABF). A rede subiu para a 30ª colocação, com 610 franquias em funcionamento – um crescimento de 20,80%. Além disso, entre as três redes de óticas presentes no ranking, o Mercadão dos Óculos foi a única que cresceu.
Em 2022, o Mercadão dos Óculos ainda recebeu o tradicional Prêmio Acirp, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp). A franqueadora ganhou na categoria Comércio da 64ª edição.
Em março, o Mercadão dos Óculos, recebeu pela 6ª vez consecutiva o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo de Excelência em Franchising por seis vezes seguidas.
Além disso, em julho, o Mercadão dos Óculos recebeu, pela sexta vez, cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.
Inovação e tecnologia
O Mercadão dos Óculos também entrou para o Metaverso, onde oferece um ambiente digital informativo para que futuros franqueados conheçam melhor a rede.
Ainda em 2022, o Mercadão dos Óculos lançou o MDO Pay, tornando-se uma subadquirente, ou seja, uma empresa que faz a intermediação do pagamento entre adquirentes, bandeiras de cartão e bancos.
Na prática, o cliente pode parcelar a compra em até quatro cartões, por meio da conta digital do MDO Pay. Já os franqueados podem emitir boletos, receber e antecipar pagamentos.
Como adquirir uma unidade
Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 190 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.
Visite a página https://mercadaodosoculos.com.br/seja-um-franqueado/ e conheça as vantagens de ser um franqueado Mercadão dos Óculos.