Ícone do site Caderno Pop

Como funciona o Jogo do Bicho, que inspirou a série “Os Donos do Jogo” na Netflix

O universo do Jogo do Bicho, popular loteria ilegal criada em 1892 pelo Barão João Batista Viana Drummond para financiar o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, é o cenário da nova série da Netflix, “Os Donos do Jogo”. A produção mergulha nas disputas entre bicheiros no Rio de Janeiro, misturando elementos da realidade com a ficção para retratar o submundo das apostas ilegais. Mas como funciona o Jogo do Bicho?

Por lei, o Jogo do Bicho é considerado uma contravenção penal no Brasil, mas segue amplamente difundido. Nele, apostadores escolhem um dos 25 animais, cada um associado a um grupo de quatro números. Por exemplo, o Avestruz é associado aos números 01, 02, 03 e 04, enquanto a Vaca está ligada aos números 97, 98, 99 e 00 (ou 100). O resultado é divulgado de forma informal, baseado na Loteria Federal ou em sorteios próprios. Apesar da ilegalidade, o jogo opera com uma estrutura organizada composta por bicheiros, gerentes e banqueiros.

Ficção com “verossimilhança alta”

Segundo o diretor e criador da série, Heitor Dhalia, a construção da narrativa exigiu uma extensa apuração com entrevistas, conversas com policiais, notícias e literatura. “É ficção, mas com um grau de verossimilhança bastante alto”, afirmou o diretor à BBC Brasil.

O enredo acompanha o jovem Profeta (interpretado por André Lamoglia), que se muda para o Rio de Janeiro com o objetivo de expandir os negócios da família de bicheiros e se infiltrar nos núcleos de poder da cidade, como o da tradicional família Guerra. A trama explora temas como hierarquia, sucessão e domínio territorial, refletindo a realidade de clãs que controlam o jogo há décadas.

O olhar do diretor sobre violência e poder

Para criar os protagonistas, Heitor Dhalia revela ter misturado traços e características de diferentes figuras reais. “Pegamos todos os elementos [das famílias e figuras da realidade] e pusemos num caldeirão. Quando começamos a mexer, virou outra coisa”, explicou à BBC Brasil.

A produção também destaca o que Dhalia chamou de “máfia tropical”, mostrando como as engrenagens do poder nesse universo são movidas “pelo sangue, pelo território e eventualmente pela guerra e pela violência”.

Historicamente, o Jogo do Bicho exerceu grande influência econômica e social no Rio de Janeiro, envolvendo-se com outras atividades e, notoriamente, com o Carnaval carioca. Em “Os Donos do Jogo”, a Netflix também aborda um tema atual: a concorrência dos jogos online, um desafio que força os bicheiros a se adaptarem a novos tempos.

Fique por dentro das novidades das maiores marcas do mundo! Acesse nosso site Marca Pop e descubra as tendências em primeira mão.

Sair da versão mobile