O Festival do Rio, um dos maiores eventos de cinema do Brasil, acaba de anunciar a lista oficial dos curtas que farão parte da Première Brasil nesta edição de 2024. Ao todo, 28 curtas foram selecionados, divididos entre as mostras de Competição Oficial, Novos Rumos e Hors Concours, reforçando o papel do festival como a principal vitrine do cinema nacional.
Este ano, 19 curtas competem pelo prestigiado Troféu Redentor, sendo 11 deles na Competição Oficial e 8 na mostra Novos Rumos. Além das competições, 9 curtas receberão destaque em exibições especiais fora de competição, marcando presença em sessões que prometem emocionar e provocar o público.
As exibições das mostras competitivas acontecerão nas galas do icônico Cine Odeon, na Cinelândia, proporcionando um ambiente que une tradição e modernidade. O público terá a chance de assistir aos curtas da Competição Oficial em sessões a preços populares, realizadas no Odeon no dia seguinte às galas, democratizando o acesso a obras que revelam o vigor e a criatividade do cinema brasileiro contemporâneo.
O Festival do Rio chega a mais uma edição com o apoio do Ministério da Cultura e da Shell Brasil, que pelo terceiro ano consecutivo apresenta o evento como patrocinadora master. Segundo Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Shell Brasil, a parceria com o Festival reafirma o compromisso da empresa com a cultura como um agente transformador da sociedade. “O Festival desempenha um papel fundamental para o audiovisual brasileiro: aqui diferentes agentes do setor se encontram para discutir tendências e desenhar o futuro. É um orgulho para Shell seguir contribuindo com este grande encontro“, afirma Paiva.
Conheça a seleção completa de curtas do Festival do Rio 2024:
Première Brasil – Competição Oficial
- “A arte de morrer ou Marta Diptero Braquícero”, de Rodolpho de Barros
- “A Cabana”, de Barbara Sturm
- “A menina e o pote”, de Valentina Homem
- “A Natureza”, de Rodrigo Ribeyro
- “Jogo de Classe”, de Quico Meirelles
- “Linda do Rosário”, de Vladimir Seixas
- “Minha mãe é uma vaca”, de Moara Passoni
- “O tempo é um pássaro”, de Yasmin Thayná
- “Procura-se uma Rosa”, de Julia Moraes
- “Stella do Patrocínio e a gênese da poesia”, de Milena Manfredini
- “Queimando por dentro”, de Enock Carvalho e Matheus Farias
Première Brasil – Novos Rumos (competitiva)
- “Carne Fresca”, de Giovani Barros
- “Corpo Aberto”, de João Victor Borges e Will Domingos
- “E seu corpo é belo”, de Yuri Costa
- “Fenda”, de Lis Paim
- “Pequenos traficantes brancos”, de José Pedro Diegues Bial
- “O céu não sabe o meu nome”, de Carol Aó
- “Ressaca”, de Pedro Estrada
- “Vollúpya”, de Éri Sarmet e Jocimar Dias Jr.
Exibições especiais:
Hors Concours – Fora de competição
- “Amrela”, de André Hayato Saito
- “Asa real”, de Diogo Oliveira
- “Bela LX-404”, de Luiza Botelho
- “Viva Volta”, de Heloísa Passos
Panorama Curtas Cariocas
- “Como chorar sem derreter”, de Giulia Butler
- “Eu sou um pastor alemão”, de Angelo Defanti
- “Mestiço”, de Sandro Garcia
- “Ponto e Vírgula”, de Thiago Kistenmacker
Mostra Retratos
- “Mergulho no escuro”, de Isis Mello e Anna Costa e Silva