Confira como foi o último dia do Summer Breeze 2024

Foto: Ygor Monroe

Foto: Ygor Monroe

Sendo oficialmente o dia mais quente dos 3 dias, o domingo já começou com o festival bem cheio, com o público se locomovendo bastante de um palco para o outro. Era comum quase sempre observar uma certa lentidão na locomoção entre o palco principal e os outros dois secundários, que ficavam do outro lado do evento.

O festival teve toda sua infraestrutura ainda mais explorada no domingo. Era interessante observar as filas que, apesar de rápidas, estavam quase sempre cheias de fãs ansiosos para garantir seu merchandising da sua banda favorita ou algum colecionável do evento. Esse ponto, inclusive, é um dos maiores destaques do evento. Poucas vezes vi tanta variedade de produtos. Além das opções, as áreas de compra contavam com os mais variados preços. Por exemplo, você conseguia levar uma lembrança do festival por R$ 10,00, o que geralmente é incomum em grandes eventos.

Além dos shows, o público aproveitou a tarde para explorar a atração “Horror Expo”, que contava com os corredores mais horripilantes e personagens icônicos do mundo do horror. A atração é realmente uma marca registrada do evento, tornando-se sempre uma parada obrigatória. O ponto que sempre faz o Brasil se destacar nos eventos internacionais é toda a experiência além da música, que proporciona uma imersão diferente para quem frequenta. Nesse aspecto, assim como em 2023, o Summer Breeze 2024 acertou mais uma vez.

Mercyful Fate no Summer Breeze 2024 | Foto: Ygor Monroe

O domingo contou com shows de diversas bandas, porém, os destaques se voltaram para o trio de shows mais aguardado: Mercyful Fate, Anthrax e Killswitch Engage. Apesar de ocuparem os horários principais do evento, não podemos concluir uma linha de raciocínio sem mencionar o show explosivo feito pelo Overkill, que arrastou uma multidão insana em um dos maiores picos de calor do dia. Nem isso foi capaz de desanimar o espírito metaleiro de todos os presentes. Logo em seguida, tivemos o bem-humorado show do Carcass, onde o vocalista, baixista e fundador Jeff Walker e sua banda tentaram driblar o calor excessivo das formas mais divertidas possíveis. Até uma “sacola” com água e gelo em cima da cabeça foi utilizada no momento (risos), mas compreendemos, o calor tropical realmente é bem complexo. Falando sobre os shows, selecionamos um top 3 com os destaques do terceiro dia.

Mercyful Fate

Liderada pelo lendário vocalista King Diamond, Bjarne T. Holm na bateria, Mike Wead na guitarra e Becky Baldwin, o show foi um verdadeiro culto de domingo. Apesar de controverso, não deixa de ser um culto, não é mesmo? Com vestes negras e uma máscara de crânio de bode, Diamond desfila pelo cenário adornado com um pentagrama gigante, cruz invertida e arcos com os números 666 cravados. Segurando um microfone com ossos humanos cruzados, destila falsetes inacreditáveis em “A Corpse Without Soul”, segunda música do show. Aos 67 anos, o cantor apresenta uma desenvoltura de palco esplêndida. Nas entrelinhas, se pararmos para pensar, em vista de sua vasta estrada até aqui, chega a ser de se esperar tamanha apoteose em sua performance. A banda segue o mesmo grau de profissionalismo, sendo esteticamente bem encaixada, sempre apresentando um conhecimento técnico pontual e também uma boa integração com tudo que vem sendo apresentado. Havíamos mencionado anteriormente, em outro show, sobre a falta de uma megaprodução nos shows que temos recebido no Brasil. Bom, o Mercyful Fate não só trouxe a estrutura completa como fez excelente uso da mesma.

Mercyful Fate no Summer Breeze 2024 | Foto: Ygor Monroe

Anthrax

E aquele caos maravilhoso que o Anthrax consegue entregar, pode vir, fazer quantos shows forem, os shows SEMPRE serão inesquecíveis! Com o melhor setlist do festival, a banda fez a divertida passagem por todos os momentos de sua carreira, cantando desde os mais fervorosos hits até as favoritinhas dos fãs mais fiéis. O vocalista Joey Belladonna é, sem dúvidas, aquele parceiro que sempre anima as férias. Ele realmente não parava um segundo, ia de um canto para outro, cantava, pulava, interagia com o público. Realmente é um metal-super-star que a noite precisava. Durante todo o show, teve tudo de mais tradicional que um show de Metal pode te oferecer, de um tradicional bate-cabeça até uma quase preocupante roda de mosh com a galera se batendo em meio a uma noite bem quente, que apesar do calor não afugentou ninguém de se divertir. O Anthrax realmente é a banda de metal mais divertida do planeta.

Anthrax no Summer Breeze 2024 | Foto: Ygor Monroe

Killswitch Engage

O show do Killswitch Engage foi realmente a surpresa mais positiva de todos os dias de Festival, sendo um show surpreendente e muito interativo. Celebrando o melhor do metalcore, a banda, formada em 1999 em Westfield, nos Estados Unidos, com os músicos do Overcast e Aftershock, pegou a linha do nu metal e se consolidou como uma força dentro de uma nova vertente, o metalcore. A formulação explorada pela banda é, sem dúvidas, o que tem dado muito certo no cenário atual, refletindo bem o que tivemos no passado e trazendo uma nova roupagem que talvez possa evoluir ainda mais no futuro. Apesar de ser uma banda “controversa” quando pautamos a tradição, o grupo entregou tudo aquilo que se espera de um show perfeito, indo de grandes hits até muita interação da banda com o público, além das labaredas de fogo que deixam o corpo de bombeiros de cabelo em pé e muita paixão por parte dos fãs que se espremeram na grade durante todo o dia.

Killswitch Engage no Summer Breeze 2024 | Foto: Ygor Monroe

Veja também: Summer Breeze confirma edição 2025 e começa venda dos ‘blind tickets’

Fotos do festival:

Data: 28 de abril de 2024
Local: Memorial da America Latina
Fotografia: Ygor Monroe

Todos os direitos reservados | Não utilizar as imagens sem os devidos créditos!

Sair da versão mobile