O Festival de Cannes divulgou, nesta quinta-feira (10), a Seleção Oficial de sua 78ª edição. Entre os 19 filmes que disputam a Palma de Ouro, o Brasil marca presença com “O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho, diretor de “Bacurau” e um dos nomes mais celebrados do cinema nacional.
Vencedor do Oscar, “Anora” explora a vida de uma acompanhante

A lista da competição principal traz ainda obras inéditas de autores como Ari Aster (“Eddington”), Wes Anderson (“O Esquema no Fenício”), Richard Linklater (“Nouvelle Vague”) e Jafar Panahi (“In Simple Accident”), além de estreias aguardadas como “The History of Sound”, de Oliver Hermanus, e “Alpha”, da francesa Julia Ducournau.
O júri deste ano será presidido pela atriz Juliette Binoche, que lidera a equipe responsável por definir os premiados da mostra. Fora de competição, a abertura do festival acontece com “Partir un jour”, de Amélie Bonnin. Já Tom Cruise desembarca na Croisette para a première mundial de “Missão Impossível: O Acerto Final”.
Outro nome confirmado é o veterano Robert De Niro, que receberá uma Palma de Ouro honorária pelo conjunto da carreira.
Scarlett Johansson estreia como diretora
Na mostra Un Certain Regard, voltada a propostas mais ousadas e novas vozes do cinema mundial, o destaque é “Eleanor The Great”, primeiro filme dirigido por Scarlett Johansson, que assume pela primeira vez a cadeira de direção em Cannes.
Filmes selecionados para a competição oficial de Cannes 2025:
- “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho
- “Eddington”, de Ari Aster
- “The History of Sound”, de Oliver Hermanus
- “Nouvelle Vague”, de Richard Linklater
- “In Simple Accident”, de Jafar Panahi
- “O Esquema no Fenício”, de Wes Anderson
- “Alpha”, de Julia Ducournau
- “Romeria”, de Carla Simon
- “Sirat”, de Oliver Laxe
- “Eagles of the Republic”, de Tarik Saleh
- “Jeunes Mères”, de Jean-Pierre e Luc Dardenne
- “Fiori”, de Mario Martone
- “The Sound of Falling”, de Mascha Schilinki
- “Two Prosecutors”, de Sergei Loznitsa
- “Renoir”, de Chie Hayakawa
- “Dossier 137”, de Dominik Moll
- “Sentimental Value”, de Joachim Trier
- “La Petite Dernière”, de Hafsia Herzi
- “The Mastermind”, de Kelly Reichardt
Brasil é homenageado no Marché du Film
Além da estreia mundial de Kleber Mendonça Filho na competição, o Brasil ganha destaque institucional como país homenageado do Marché du Film, o principal mercado da indústria cinematográfica internacional. O país será anfitrião da cerimônia de abertura do espaço, que reúne profissionais do setor de todo o mundo.
Durante os 12 dias do festival, o audiovisual brasileiro será tema de encontros, rodadas de negócios, mostras e eventos de networking, com a presença de cineastas, produtores e representantes do setor público e privado. Um reconhecimento que reflete o peso cultural e econômico da produção nacional no cenário global.
Fique por dentro das novidades das maiores marcas do mundo! Acesse nosso site Marca Pop e descubra as tendências em primeira mão.