Sem resultados
Ver todos os resultados
Caderno Pop

  • Página Inicial
    • Sobre o Caderno Pop
    • Fale com a gente
  • Música
    • Música
    • Clipes e Audiovisuais
    • Festivais
    • Shows
  • Cinema/Filmes
  • Séries
  • Entrevistas
  • Streaming
  • Livros
  • Novelas
  • Página Inicial
    • Sobre o Caderno Pop
    • Fale com a gente
  • Música
    • Música
    • Clipes e Audiovisuais
    • Festivais
    • Shows
  • Cinema/Filmes
  • Séries
  • Entrevistas
  • Streaming
  • Livros
  • Novelas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Caderno Pop
Sem resultados
Ver todos os resultados

Crítica: “Rosário”

Texto: Ygor Monroe
5 de maio de 2025
em Cinema/Filmes, Resenhas/Críticas
0

Com sua estreia em longas-metragens, o diretor Felipe Vargas apresenta “Rosário”, um terror sobrenatural que, embora ambientado em uma única noite sob forte tempestade de neve, carrega o peso de várias décadas de convenções do gênero. A história gira em torno da jovem Rosario (Emeraude Toubia), que precisa velar o corpo da avó até a chegada de uma ambulância. O confinamento físico logo se transforma em isolamento psicológico, à medida que forças sobrenaturais emergem do próprio corpo da matriarca morta. Ainda que parta de um argumento conhecido, o filme tenta se distinguir ao incorporar elementos da cultura latino-americana em sua construção dramática e simbólica.

Confira os filmes da Seleção Oficial do Festival de Cannes 2025

Crítica: "Rosário"
Crítica: “Rosário”

Na superfície, “Rosário” evoca ecos de “Arraste-me para o Inferno” (Sam Raimi) misturados ao realismo social de “Uma Vida Melhor” (Chris Weitz). No entanto, o longa não consegue alcançar a energia de um nem o impacto emocional do outro. Há um esforço visível em trazer à tona uma atmosfera de horror corporal gosmas, vermes e efeitos práticos grotescos compõem algumas das sequências mais memoráveis, mas esse potencial acaba diluído por um roteiro que hesita entre o horror psicológico e os sustos fáceis.

O roteiro de Alan Trezza, que já transitou por comédias macabras como “Enterrando o Ex” e “Invocamos a Escuridão”, oferece uma estrutura previsível e pouco inventiva até a chegada de uma reviravolta tardia. Essa virada, embora aumente o interesse, não compensa a inconsistência do arco dramático nem a superficialidade com que os temas culturais e espirituais são explorados. A abordagem da bruxaria ou da influência sobrenatural ligada a tradições latinas merecia maior profundidade e reverência simbólica, e não apenas servir de pano de fundo exótico.

Emeraude Toubia conduz o filme com carisma, mas o material que recebe limita suas possibilidades interpretativas. O roteiro pouco explora a complexidade emocional de sua personagem diante do luto, da culpa e do medo. O mesmo vale para David Dastmalchian, ator conhecido por dar vida a figuras excêntricas e instigantes. Aqui, ele aparece como o vizinho Joe, cuja principal motivação cômica gira em torno de uma fritadeira de ar um recurso de humor deslocado que enfraquece o tom e a ameaça do terror em construção.

Do ponto de vista técnico, o destaque vai para os efeitos práticos supervisionados por Felipe De La Roche e Kc Mussman. As transformações físicas e os momentos de gore, embora esporádicos, demonstram competência e criatividade. A paleta de cores sombria e a fotografia claustrofóbica também colaboram para uma ambientação opressora, ainda que a direção careça de ritmo e precisão para sustentar a tensão ao longo de toda a projeção.

“Rosário” é, em essência, um filme de potencial não realizado. Embora traga à tona uma necessária representatividade cultural e uma protagonista latina em um papel central no terror, o longa falha em transformar essa premissa em algo narrativamente robusto. Vargas mostra algum controle estético e um olhar promissor para os aspectos visuais do gênero, mas precisa de material mais sólido e ousado para fazer jus a suas intenções. Entre os clichês, sustos previsíveis e subtramas pouco exploradas, sobra um filme funcional, mas esquecível que poderia ter ido além se tivesse abraçado mais intensamente sua própria escuridão.

⭐⭐

Avaliação: 2 de 5.

Fique por dentro das novidades das maiores marcas do mundo! Acesse nosso site Marca Pop e descubra as tendências em primeira mão.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Temas: cinemaCríticaLançamentoreview
Anterior

Arts SP transforma Avenida Paulista em galeria a céu aberto

Próximo

Crítica: “Um Pequeno Favor” (A Simple Favor)

Conteúdo Relacionado

Crítica: “Rua do Medo: 1666 – Parte 3” (Fear Street: 1666)
Cinema/Filmes

Crítica: “Rua do Medo: 1666 – Parte 3” (Fear Street: 1666)

Texto: Ygor Monroe
21 de maio de 2025
Crítica: “Rua do Medo: 1978 – Parte 2” (Fear Street: 1978)
Cinema/Filmes

Crítica: “Rua do Medo: 1978 – Parte 2” (Fear Street: 1978)

Texto: Ygor Monroe
21 de maio de 2025
Crítica: “Rua do Medo: 1994 – Parte 1” (Fear Street: 1994)
Cinema/Filmes

Crítica: “Rua do Medo: 1994 – Parte 1” (Fear Street: 1994)

Texto: Ygor Monroe
21 de maio de 2025
Kinoplex inaugura salas Platinum na Vila Olímpia com luxo e tecnologia
Cinema/Filmes

Kinoplex inaugura salas Platinum na Vila Olímpia com luxo e tecnologia

Texto: Ygor Monroe
21 de maio de 2025
“O Riso e a Faca” estreia em Cannes com recepção calorosa e elogios da crítica
Cannes

“O Riso e a Faca” estreia em Cannes com recepção calorosa e elogios da crítica

Texto: Ygor Monroe
21 de maio de 2025
Clientes Claro ganham meia-entrada na Cinépolis e nova sala no JK Iguatemi
Cinema/Filmes

Clientes Claro ganham meia-entrada na Cinépolis e nova sala no JK Iguatemi

Texto: Eduardo Fonseca
21 de maio de 2025
Crítica: “Lilo & Stitch” (2025)
Cinema/Filmes

Crítica: “Lilo & Stitch” (2025)

Texto: Ygor Monroe
20 de maio de 2025
Próximo
Crítica: “Um Pequeno Favor” (A Simple Favor)

Crítica: "Um Pequeno Favor" (A Simple Favor)

“Homem com H”: veja o trailer da cinebiografia de Ney Matogrosso

Crítica: "Homem com H"

    Please install/update and activate JNews Instagram plugin.

© 2022 Caderno Pop - Layout by @gabenaste.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
    • Sobre o Caderno Pop
    • Fale com a gente
  • Música
    • Música
    • Clipes e Audiovisuais
    • Festivais
    • Shows
  • Cinema/Filmes
  • Séries
  • Entrevistas
  • Streaming
  • Livros
  • Novelas

© 2022 Caderno Pop - Layout by @gabenaste.

plugins premium WordPress
%d