Sem resultados
Ver todos os resultados
Caderno Pop

  • Página Inicial
    • Sobre o Caderno Pop
    • Fale com a gente
  • Música
    • Música
    • Clipes e Audiovisuais
    • Festivais
    • Shows
  • Cinema/Filmes
  • Séries
  • Entrevistas
  • Streaming
  • Livros
  • Novelas
  • Página Inicial
    • Sobre o Caderno Pop
    • Fale com a gente
  • Música
    • Música
    • Clipes e Audiovisuais
    • Festivais
    • Shows
  • Cinema/Filmes
  • Séries
  • Entrevistas
  • Streaming
  • Livros
  • Novelas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Caderno Pop
Sem resultados
Ver todos os resultados

Crítica: “Serra das Almas”

Texto: Ygor Monroe
28 de abril de 2025
em Cinema/Filmes, Resenhas/Críticas
0

Em “Serra das Almas”, o diretor Lírio Ferreira entrega um projeto que busca dialogar intensamente com as tradições estéticas e narrativas do cinema pernambucano da retomada, ao mesmo tempo em que propõe um thriller com matizes de ação, drama e terror. Ambientado em uma cidade do interior de Pernambuco, o filme constrói seu enredo a partir de uma emboscada envolvendo jornalistas, ladrões e figuras políticas corrompidas, todos confinados em um espaço que se torna, gradativamente, um microcosmo de tensão e colapso moral.

Com estreia em maio no Prime Video, veja o trailer de “Outro Pequeno Favor”

Crítica: "Serra Das Almas"
Crítica: “Serra Das Almas”

Narrativamente, o roteiro aposta em uma estrutura coral, permitindo que diferentes personagens cruzem suas trajetórias de forma caótica e imprevisível. Essa decisão narrativa adiciona um nível saudável de incerteza, reforçando a sensação de que ninguém está seguro e de que qualquer personagem pode desaparecer ou ressurgir a qualquer momento. O ambiente de hotel, escolhido como palco principal da ação, reforça essa fluidez — um espaço de passagem, de anonimato e de encontros casuais —, conferindo ao filme uma camada de verossimilhança e imprevisibilidade.

No entanto, o ritmo arrastado e a fragmentação temporal tornam a experiência irregular. A montagem, embora pretenda sugerir a dilatação do tempo sob pressão, frequentemente compromete a fluidez narrativa, tornando difícil para o espectador se orientar no espaço-tempo da história. A ausência de marcações claras de passagem temporal e a repetição de situações enfraquecem a progressão dramática.

Do ponto de vista visual, “Serra das Almas” apresenta momentos de real beleza. A fotografia destaca-se em cenas de contemplação e imersão no ambiente sertanejo, como a bela composição dos personagens sentados na calçada do sítio, capturando a aspereza e a nostalgia desses espaços com autenticidade. A direção de arte acerta ao reconstruir espaços que parecem vividos, evitando idealizações do sertão.

Por outro lado, o filme tropeça no uso forçado de gírias e vícios linguísticos, que soam artificiais e carregam o risco de reforçar estereótipos sobre a região e seus habitantes. O cuidado na representação do universo sertanejo, tão característico do cinema pernambucano recente, aqui perde parte de sua potência ao escorregar em caricaturas linguísticas e culturais.

Em termos de atmosfera, há uma tentativa consciente de trabalhar o suspense e o humor negro, mas a falta de consistência no tom dificulta a imersão. Em certos momentos, o filme parece hesitar entre o realismo dramático e a sátira, sem se comprometer plenamente com nenhum dos dois, o que gera uma sensação de dispersão emocional.

Importante destacar que “Serra das Almas” se reconhece como parte de uma linhagem cinematográfica, não tentando negar seus antecessores, mas sim revisitá-los sob novas inflexões. O filme opera mais como uma variação — uma espécie de eco — dos fantasmas de um cinema de identidade regional do que como uma inovação disruptiva. Essa escolha pode frustrar expectativas de novidade, mas é também um gesto de permanência e reinscrição estética.

“Serra das Almas” é um filme de intenções claras, que constrói uma atmosfera de tensão e incerteza com base em arquétipos conhecidos do cinema nordestino contemporâneo. Apesar das boas ideias visuais e da construção cuidadosa de espaços, a execução narrativa irregular, o ritmo excessivamente lento e o uso questionável de estereótipos linguísticos prejudicam o impacto final da obra. Ainda assim, para quem acompanha a trajetória do cinema pernambucano, “Serra das Almas” oferece um interessante estudo sobre como o passado cinematográfico regional continua reverberando nas produções atuais.

⭐⭐⭐

Avaliação: 3 de 5.

Fique por dentro das novidades das maiores marcas do mundo! Acesse nosso site Marca Pop e descubra as tendências em primeira mão.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Temas: cinemaCríticaLançamentoResenhareview
Anterior

Lady Gaga no Brasil: relembre momentos da cantora no país

Próximo

Nômade Festival divulga programação completa da edição 2025

Conteúdo Relacionado

Crítica: “Rua do Medo: 1666 – Parte 3” (Fear Street: 1666)
Cinema/Filmes

Crítica: “Rua do Medo: 1666 – Parte 3” (Fear Street: 1666)

Texto: Ygor Monroe
21 de maio de 2025
Crítica: “Rua do Medo: 1978 – Parte 2” (Fear Street: 1978)
Cinema/Filmes

Crítica: “Rua do Medo: 1978 – Parte 2” (Fear Street: 1978)

Texto: Ygor Monroe
21 de maio de 2025
Crítica: “Rua do Medo: 1994 – Parte 1” (Fear Street: 1994)
Cinema/Filmes

Crítica: “Rua do Medo: 1994 – Parte 1” (Fear Street: 1994)

Texto: Ygor Monroe
21 de maio de 2025
Kinoplex inaugura salas Platinum na Vila Olímpia com luxo e tecnologia
Cinema/Filmes

Kinoplex inaugura salas Platinum na Vila Olímpia com luxo e tecnologia

Texto: Ygor Monroe
21 de maio de 2025
“O Riso e a Faca” estreia em Cannes com recepção calorosa e elogios da crítica
Cannes

“O Riso e a Faca” estreia em Cannes com recepção calorosa e elogios da crítica

Texto: Ygor Monroe
21 de maio de 2025
Clientes Claro ganham meia-entrada na Cinépolis e nova sala no JK Iguatemi
Cinema/Filmes

Clientes Claro ganham meia-entrada na Cinépolis e nova sala no JK Iguatemi

Texto: Eduardo Fonseca
21 de maio de 2025
Crítica: “Lilo & Stitch” (2025)
Cinema/Filmes

Crítica: “Lilo & Stitch” (2025)

Texto: Ygor Monroe
20 de maio de 2025
Próximo
Nômade Festival divulga programação completa da edição 2025

Nômade Festival divulga programação completa da edição 2025

Saiba o que chega aos cinemas em maio de 2025

Saiba o que chega aos cinemas em maio de 2025

    Please install/update and activate JNews Instagram plugin.

© 2022 Caderno Pop - Layout by @gabenaste.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
    • Sobre o Caderno Pop
    • Fale com a gente
  • Música
    • Música
    • Clipes e Audiovisuais
    • Festivais
    • Shows
  • Cinema/Filmes
  • Séries
  • Entrevistas
  • Streaming
  • Livros
  • Novelas

© 2022 Caderno Pop - Layout by @gabenaste.

plugins premium WordPress
%d