Sem resultados
Ver todos os resultados
Caderno Pop
  • Página Inicial
    • Sobre o Caderno Pop
    • Fale com a gente
  • Música
    • Música
    • Clipes e Audiovisuais
    • Festivais
    • Shows
  • Cinema/Filmes
  • Séries
  • Entrevistas
  • Streaming
  • Marcas
  • Guias e Agenda
  • Página Inicial
    • Sobre o Caderno Pop
    • Fale com a gente
  • Música
    • Música
    • Clipes e Audiovisuais
    • Festivais
    • Shows
  • Cinema/Filmes
  • Séries
  • Entrevistas
  • Streaming
  • Marcas
  • Guias e Agenda
Sem resultados
Ver todos os resultados
Caderno Pop
Sem resultados
Ver todos os resultados

Crítica: “Springsteen: Salve-me do Desconhecido” (Springsteen: Deliver Me From Nowhere)

Texto: Ygor Monroe
30 de outubro de 2025
em Cinema/Filmes, Resenhas/Críticas
0

Há algo profundamente melancólico e incorreto em “Springsteen: Salve-me do Desconhecido”. O filme de Scott Cooper tenta compreender o homem por trás de “Nebraska”, um dos discos mais essenciais da carreira de Bruce Springsteen, mas acaba tropeçando justamente onde deveria encontrar a sua alma. O resultado é um retrato que aspira à poesia da solitude, mas se perde em um drama genérico sobre culpa e reconciliação familiar.

Crítica: "Springsteen: Salve-me do Desconhecido" (Springsteen: Deliver Me From Nowhere)
Crítica: “Springsteen: Salve-me do Desconhecido” (Springsteen: Deliver Me From Nowhere)

O filme quer ser sobre arte, mas termina sendo sobre trauma.

A história se passa no início dos anos 1980, quando Springsteen, em pleno auge de sua popularidade após “The River”, decide virar as costas ao espetáculo e mergulhar em um projeto solitário. Gravado em um simples gravador de quatro faixas, “Nebraska” foi o ponto em que o artista escolheu se confrontar, desobedecendo o que a indústria esperava dele. Era o momento em que o rockstar cedia espaço ao homem comum, em que o barulho dava lugar ao silêncio. Essa contradição, tão poderosa em sua obra, merecia um retrato mais fiel à essência do que significa criar algo em meio ao desespero.

O longa, no entanto, se concentra em explorar o passado familiar de Bruce e sua relação com o pai, interpretado com intensidade por Stephen Graham. É um eixo dramático interessante, mas que toma todo o espaço narrativo e deixa o processo criativo de “Nebraska” relegado ao fundo da cena. A força do álbum nunca aparece em tela, como se o próprio som tivesse sido abafado. O filme se torna uma meditação sobre feridas herdadas, e não sobre o gesto artístico que transformou essas dores em música.

Jeremy Allen White entrega um desempenho competente, de gestos contidos e voz embargada, construindo um Bruce silencioso, introspectivo, mas talvez excessivamente esvaziado. Há momentos em que o ator toca a superfície do mito, especialmente nas cenas em que canta, e ali o filme brilha por instantes. É nesses breves lampejos que se sente o verdadeiro espírito de Springsteen, o artista que transforma a ruína em beleza. Jeremy Strong, como o empresário John Landau, também é destaque, trazendo tensão e empatia a uma relação marcada por afeto e cobrança.

A direção de Scott Cooper, por outro lado, parece indecisa. Oscila entre o biopic tradicional e o drama psicológico, sem se comprometer com nenhum. A estética é fria, as cenas longas, e o simbolismo pesado. Falta urgência, falta som, falta o fogo que fez de Bruce um dos maiores contadores de histórias da música. O filme tem bons atores, mas não tem pulsação.

No fim, “Springsteen: Salve-me do Desconhecido” tenta traduzir a dor e o isolamento de um artista em busca de significado, mas se esquece de sua chama. É um filme sobre um homem perdido que esquece de falar sobre o artista que ele era. Bruce Springsteen sempre foi movido pelo desejo de compreender o que resta do sonho americano quando tudo desmorona. Aqui, esse sonho se dissolve em melancolia sem propósito.

Bruce merecia algo mais intenso, mais cru, mais próximo do espírito de “Nebraska”. O filme até tenta tocar essa essência, mas o que se ouve, no fim, é um eco distante do que poderia ter sido um grande retrato sobre o poder devastador da criação.

“Springsteen: Salve-me do Desconhecido”
Direção: Scott Cooper
Roteiro: Scott Cooper
Elenco: Jeremy Allen White, Jeremy Strong, Paul Walter Hauser, Stephen Graham
Disponível: Nos cinemas a partir de 30 de outubro de 2025

⭐⭐

Avaliação: 2 de 5.

Fique por dentro das novidades das maiores marcas do mundo! Acesse nosso site Marca Pop e descubra as tendências em primeira mão.

Últimas de cinema
Crítica: “Marty Supreme”Crítica: “Marty Supreme”
14 de novembro de 2025
Crítica: “Bugonia”Crítica: “Bugonia”
14 de novembro de 2025
Crítica: “Nuremberg”Crítica: “Nuremberg”
14 de novembro de 2025
Crítica: “Christy”Crítica: “Christy”
14 de novembro de 2025
Crítica: “O Sobrevivente” (The Running Man)Crítica: “O Sobrevivente” (The Running Man)
14 de novembro de 2025
Crítica: “King Ivory”Crítica: “King Ivory”
14 de novembro de 2025
Crítica: “Para Sempre Minha” (Keeper)Crítica: “Para Sempre Minha” (Keeper)
14 de novembro de 2025
Crítica: “Ricky Stanicky”Crítica: “Ricky Stanicky”
14 de novembro de 2025
Crítica: “Nos Seus Sonhos” (In Your Dreams)Crítica: “Nos Seus Sonhos” (In Your Dreams)
14 de novembro de 2025
Crítica: “Um Natal Ex-pecial” (A Merry Little Ex-Mas)Crítica: “Um Natal Ex-pecial” (A Merry Little Ex-Mas)
14 de novembro de 2025
Cinépolis promove sessão especial de “Wicked: Parte 2” com brindes e cardápio temáticoCinépolis promove sessão especial de “Wicked: Parte 2” com brindes e cardápio temático
14 de novembro de 2025
Conheça os filmes mais aguardados de 2026Conheça os filmes mais aguardados de 2026
14 de novembro de 2025
Deborah Secco retorna em “Bruna Surfistinha 2”, que inicia gravações em São PauloDeborah Secco retorna em “Bruna Surfistinha 2”, que inicia gravações em São Paulo
14 de novembro de 2025
Crítica: “Se Não Fosse Você” (Regretting You)Crítica: “Se Não Fosse Você” (Regretting You)
13 de novembro de 2025
Crítica: “Sombras no Deserto” (The Carpenter’s Son)Crítica: “Sombras no Deserto” (The Carpenter’s Son)
13 de novembro de 2025
Crítica: “O Bad Boy e Eu” (Sidelined: The QB and Me)Crítica: “O Bad Boy e Eu” (Sidelined: The QB and Me)
13 de novembro de 2025
Crítica: “Truque de Mestre – O 3º Ato” (Now You See Me: Now You Don’t)Crítica: “Truque de Mestre – O 3º Ato” (Now You See Me: Now You Don’t)
13 de novembro de 2025
Crítica: “A Grande Viagem da Sua Vida” (A Big Bold Beautiful Journey)Crítica: “A Grande Viagem da Sua Vida” (A Big Bold Beautiful Journey)
13 de novembro de 2025
Crítica: “The Shift: O Deslocamento” (The Shift)Crítica: “The Shift: O Deslocamento” (The Shift)
13 de novembro de 2025
Crítica: “Jackpot: Loteria Mortal” (Jackpot)Crítica: “Jackpot: Loteria Mortal” (Jackpot)
13 de novembro de 2025
Crítica: “Um Dia Fora de Controle” (Playdate)Crítica: “Um Dia Fora de Controle” (Playdate)
13 de novembro de 2025
Crítica: “Ataque 13” (Attack 13)Crítica: “Ataque 13” (Attack 13)
13 de novembro de 2025
Com Meryl Streep e Anne Hathaway, “O Diabo Veste Prada 2” ganha primeiro trailCom Meryl Streep e Anne Hathaway, “O Diabo Veste Prada 2” ganha primeiro trail
13 de novembro de 2025
Crítica: “Predador: Terras Selvagens” (Predator: Badlands)Crítica: “Predador: Terras Selvagens” (Predator: Badlands)
12 de novembro de 2025
Crítica: “A Mulher da Fila” (La Mujer de la Fila)Crítica: “A Mulher da Fila” (La Mujer de la Fila)
11 de novembro de 2025
Crítica: “Furioza 2” (Druga Furioza)Crítica: “Furioza 2” (Druga Furioza)
11 de novembro de 2025
Crítica: “De Tyler Perry: Em Busca da Felicidade” (Tyler Perry’s Finding Joy)Crítica: “De Tyler Perry: Em Busca da Felicidade” (Tyler Perry’s Finding Joy)
11 de novembro de 2025
Samsung TV Plus lança canal Cine Pipoca de Natal com filmes 24h sobre o espírito natalinoSamsung TV Plus lança canal Cine Pipoca de Natal com filmes 24h sobre o espírito natalino
5 de novembro de 2025
“Wicked nunca me fez triste”: Fabi Bang se manifesta após ser barrada de posar com elenco do filme“Wicked nunca me fez triste”: Fabi Bang se manifesta após ser barrada de posar com elenco do filme
5 de novembro de 2025
Problema em avião: Ariana Grande se junta ao histórico de cancelamentos de eventos no BrasilProblema em avião: Ariana Grande se junta ao histórico de cancelamentos de eventos no Brasil
4 de novembro de 2025

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Temas: CríticaResenhareview
Anterior

Crítica: “Vermelho Sangue”

Próximo

Crítica: Florence and the Machine, “Everybody Scream”

Conteúdo Relacionado

Crítica: “Marty Supreme”
Cinema/Filmes

Crítica: “Marty Supreme”

Texto: Ygor Monroe
14 de novembro de 2025
Crítica: “Bugonia”
Cinema/Filmes

Crítica: “Bugonia”

Texto: Ygor Monroe
14 de novembro de 2025
Crítica: “Nuremberg”
Cinema/Filmes

Crítica: “Nuremberg”

Texto: Ygor Monroe
14 de novembro de 2025
Crítica: “Christy”
Cinema/Filmes

Crítica: “Christy”

Texto: Ygor Monroe
14 de novembro de 2025
Crítica: “O Sobrevivente” (The Running Man)
Cinema/Filmes

Crítica: “O Sobrevivente” (The Running Man)

Texto: Ygor Monroe
14 de novembro de 2025
Crítica: “King Ivory”
Cinema/Filmes

Crítica: “King Ivory”

Texto: Ygor Monroe
14 de novembro de 2025
Crítica: “Para Sempre Minha” (Keeper)
Cinema/Filmes

Crítica: “Para Sempre Minha” (Keeper)

Texto: Ygor Monroe
14 de novembro de 2025
Próximo
Crítica: Florence and the Machine, “Everybody Scream”

Crítica: Florence and the Machine, "Everybody Scream"

Mixdgroove lança “Caminhada”, single que mistura soul e ritmos brasileiros

Mixdgroove lança “Caminhada”, single que mistura soul e ritmos brasileiros

© 2022 Caderno Pop - Layout by @gabenaste.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
    • Sobre o Caderno Pop
    • Fale com a gente
  • Música
    • Música
    • Clipes e Audiovisuais
    • Festivais
    • Shows
  • Cinema/Filmes
  • Séries
  • Entrevistas
  • Streaming
  • Marcas
  • Guias e Agenda

© 2022 Caderno Pop - Layout by @gabenaste.

%d