Taylor Swift chegou a um estágio de carreira em que lançar música deixou de ser apenas um acontecimento musical para funcionar como movimentação econômica, fenômeno de consumo, atualização de catálogo e, dependendo da quantidade de versões disponíveis, quase uma modalidade de colecionismo. Pouquíssimos artistas possuem tamanho domínio sobre a própria audiência e menos ainda conseguem transformar qualquer extensão de uma era em evento global. Isso torna “The Life of a Showgirl: The Encore” especialmente curioso porque, por trás de toda a dimensão inevitavelmente gigantesca de seu lançamento, existe uma pergunta bastante pequena e inconveniente: essas quatro músicas realmente precisavam existir como extensão de “The Life of a Showgirl” ou estamos apenas acrescentando mais um cômodo a uma casa que já estava pronta porque ainda existe terreno comercial disponível?

Lançado em 25 de setembro de 2026, “The Life of a Showgirl: The Encore” adiciona quatro composições inéditas ao 12º álbum de estúdio de Taylor Swift, originalmente apresentado em outubro de 2025. O material adicional foi desenvolvido com Max Martin e Shellback, dois colaboradores fundamentais na transformação definitiva de Swift em uma das maiores compositoras pop de sua geração. No papel, portanto, temos uma combinação quase impossível de dar errado. Na prática, o reencontro produz alguns momentos interessantes, mas também reforça aquela sensação incômoda de que possuir todos os ingredientes de uma receita não significa necessariamente estar com vontade de cozinhar.
E esse talvez seja o problema mais difícil de ignorar nesta fase de Taylor Swift. Não existe qualquer argumento razoável de que falte talento, experiência, dinheiro, acesso, colaboradores ou liberdade criativa. Estamos falando de uma compositora que já demonstrou repetidamente ser capaz de escrever com enorme precisão emocional, construir narrativas inteiras dentro de poucos minutos e reorganizar a própria linguagem quando percebe que uma fórmula começou a se esgotar. Por isso, quando Taylor entrega material apenas funcional, a mediocridade incomoda mais do que incomodaria em alguém que nunca demonstrou ser capaz de coisa melhor.
“The Life of a Showgirl: The Encore” não é um desastre. Seria até mais fácil escrever sobre ele se fosse. Um desastre possui decisões inexplicáveis, fracassos fascinantes, riscos que explodem diante do artista e deixam alguma coisa interessante nos destroços. O problema desta edição é consideravelmente menos divertido: boa parte dela simplesmente passa. É pop tecnicamente competente, profissionalmente produzido e suficientemente polido para nunca parecer barato, mas também cuidadosamente seguro a ponto de ocasionalmente adquirir a personalidade sonora de um apartamento decorado para anúncio imobiliário. Tudo está no lugar, nada incomoda e cinco minutos depois fica difícil lembrar exatamente como era a sala.
Max Martin e Shellback conseguem devolver alguma elasticidade à produção, e há momentos em que o álbum parece finalmente lembrar que música pop também pode possuir movimento, textura e algum senso de diversão. Os arranjos respiram melhor quando abandonam a obrigação de transformar cada palavra de Swift em monumento e permitem que ritmo, melodia e interpretação dividam responsabilidades. Taylor continua sendo mais interessante quando a produção conversa com aquilo que ela escreve em vez de simplesmente colocar uma moldura cara ao redor das letras.
O problema é que essa energia não se sustenta de maneira uniforme. O material novo oscila entre momentos que sugerem uma Taylor mais espontânea e outros que reproduzem exatamente os vícios que já enfraqueciam “The Life of a Showgirl”. Existe uma insistência em explicar sentimentos até que eles deixem de parecer sentimentos e comecem a soar como apresentações em PowerPoint emocional. Swift sempre foi uma compositora detalhista, mas existe uma diferença enorme entre detalhe e excesso. Em seus melhores trabalhos, ela encontra uma imagem capaz de carregar uma emoção inteira. Em seus momentos menos inspirados, parece desconfiar dessa imagem e acrescenta outras cinco para garantir que ninguém perdeu a mensagem.
Essa verborragia seria menos problemática se estivesse acompanhada de descobertas líricas realmente interessantes. Em vez disso, algumas metáforas parecem excessivamente conscientes de que serão imediatamente recortadas, publicadas, interpretadas e transformadas em legenda. É uma característica particularmente estranha para uma artista cuja escrita já foi capaz de parecer íntima mesmo diante de milhões de ouvintes. Aqui, por vezes, a intimidade chega com iluminação própria e um espaço previamente reservado para a hashtag.
Existe também uma diferença perceptível entre escrever sobre a própria vida e transformar a própria vida em matéria prima industrial. Taylor construiu grande parte da carreira dominando a primeira possibilidade, mas “The Life of a Showgirl: The Encore” ocasionalmente flerta perigosamente com a segunda. Relacionamentos, fama, ressentimentos e felicidade aparecem não necessariamente porque existe algo novo a ser compreendido sobre eles, mas porque são territórios nos quais a autora sabe operar com enorme segurança. O problema de dominar tão completamente uma fórmula é que chega um momento em que o ouvinte consegue ouvir a fórmula trabalhando.
Nem tudo sofre dessa acomodação. Há momentos nesta edição em que Swift recupera aquela capacidade de escrever melodias aparentemente simples que começam a crescer depois da primeira audição, e é justamente aí que surge a maior frustração do projeto. A compositora continua ali. Quando reduz a quantidade de ornamentos verbais e permite que uma ideia encontre espaço dentro da produção, a diferença é imediata. Não parece uma artista tentando reencontrar uma habilidade perdida, mas alguém ocasionalmente interessada em utilizá-la plenamente.
Isso torna inevitável lembrar de “folklore” e “evermore”, não necessariamente porque Taylor deveria passar o restante da carreira repetindo a estética daqueles trabalhos, o que seria outra forma de acomodação, mas porque ambos documentaram uma artista disposta a abandonar parte daquilo que sabia funcionar. Havia curiosidade naqueles discos. Havia espaço. Havia a sensação de que a composição estava conduzindo a carreira e não o contrário. Pedir que Taylor volte permanentemente à sonoridade de “folklore” seria limitar justamente a artista que aqueles discos demonstraram ser tão interessante quando decide mudar. O que faz falta não é aquele som, mas aquela inquietação.
“The Life of a Showgirl: The Encore” possui pouco dessa inquietação. Sua existência parece muito mais complementar do que transformadora, e quatro músicas deveriam representar uma oportunidade perfeita para ser irresponsável. Não existe aqui a obrigação de sustentar uma hora inteira de álbum, manter unidade durante uma tracklist enorme ou atender às expectativas normalmente colocadas sobre um novo capítulo de carreira. Uma edição expandida poderia ser o lugar ideal para experimentar aquilo que talvez parecesse estranho demais para o disco original. Taylor, Max Martin e Shellback possuem currículo e recursos suficientes para entrar em um estúdio, apertar todos os botões errados e ainda provavelmente sair de lá com alguma coisa interessante. É quase impressionante que três pessoas tão capazes consigam ocasionalmente produzir algo tão comportado.
Essa segurança também aparece na produção. Tudo possui acabamento impecável, como seria esperado, mas acabamento e personalidade são coisas diferentes. Existem sintetizadores agradáveis, estruturas eficientes, refrões construídos com absoluto conhecimento da engenharia pop e pequenos detalhes destinados a manter as músicas em movimento. Falta, porém, aquela sensação de que alguma escolha poderia ter dado errado. Não existe perigo. O disco sabe exatamente onde colocar cada elemento e, justamente por isso, raramente surpreende quando coloca.
É o equivalente musical daquele frango com arroz branco que ninguém pode acusar de estar tecnicamente errado. Agora temos também os legumes da edição deluxe. Nutricionalmente, provavelmente está tudo ótimo.
A comparação culinária parece boba, mas descreve bem a estranha relação entre competência e prazer presente aqui. “The Life of a Showgirl: The Encore” não oferece quatro aberrações musicais. Pelo contrário, existe competência demais envolvida para isso. O problema é justamente que competência deveria ser o ponto de partida de Taylor Swift, não a linha de chegada. Depois de duas décadas de carreira, uma discografia gigantesca e liberdade criativa suficiente para provavelmente gravar quinze minutos de sons de impressora e ainda liderar alguma parada antes do almoço, simplesmente entregar música pop correta começa a parecer pouco.
A própria ideia de “Encore” sugere alguma coisa que merece trazer o artista novamente ao palco depois que o espetáculo aparentemente terminou. Existe até uma ironia involuntária nisso. Um bis normalmente acontece porque o público quer mais, mas também porque existe algo que vale a pena guardar para aquele retorno. Aqui, a sensação predominante é menos de grande retorno ao palco e mais de alguém percebendo que ainda havia quatro arquivos na pasta.
Isso não significa que as novas composições sejam indistinguíveis entre si ou igualmente frágeis. Há diferenças claras de energia, qualidade de composição e eficiência melódica, com momentos que demonstram um cuidado maior e outros que parecem ter sobrevivido justamente porque uma edição expandida precisava ser expandida. Entretanto, analisadas como conjunto, elas não modificam substancialmente a leitura de “The Life of a Showgirl”. Um bom deluxe pode transformar nossa compreensão sobre o álbum original. Este funciona mais como um pós escrito elegante, caro e ocasionalmente agradável para uma história que já havia terminado.
Também existe uma questão interessante sobre a relação de Taylor com a própria escala. Quanto maior ela se tornou, mais difícil parece ser separar criação de acontecimento. Uma música nunca é simplesmente uma música. Existe anúncio, fotografia, teoria, easter egg, variante, interpretação, especulação e uma indústria inteira pronta para transformar qualquer escolha em informação. Talvez seja inevitável que tamanho aparato comece a influenciar a maneira como a própria obra é percebida. Quando tudo chega cercado de importância, uma canção apenas razoável parece ainda menor porque foi entregue dentro de uma caixa gigantesca.
E Taylor não precisa mais provar que consegue movimentar essa máquina. Isso está resolvido há muito tempo. O desafio artístico interessante seria justamente descobrir o que fazer quando o sucesso deixou de ser uma variável relevante. “The Life of a Showgirl: The Encore” não responde a essa pergunta porque parece confortável demais dentro de uma estrutura em que praticamente qualquer resposta encontrará público.
Esse conforto não elimina completamente os bons momentos, mas muda a maneira como eles são recebidos. Quando aparece uma composição mais inspirada, a reação deixa de ser surpresa diante de uma artista encontrando uma nova possibilidade e passa a ser quase alívio: finalmente alguma coisa rompeu a superfície extremamente lisa. É uma situação curiosa para alguém cujo catálogo foi construído tantas vezes sobre a capacidade de transformar mudança em combustível criativo.
Talvez o maior problema desta fase não seja falta de talento, mas ausência de necessidade. Taylor Swift não parece precisar convencer gravadora, rádio, crítica ou público de absolutamente nada, e liberdade deveria ser uma condição maravilhosa para criação. Ao mesmo tempo, algumas das obras mais interessantes surgem quando um artista encontra alguma coisa que ainda deseja provar para si mesmo. Em “The Life of a Showgirl: The Encore”, é difícil identificar qual seria essa urgência além de continuar alimentando uma era que comercialmente não precisava de ajuda para permanecer viva.
É justamente por reconhecer o tamanho do talento envolvido que aceitar qualquer coisa como suficiente seria uma crítica bastante preguiçosa. Taylor já escreveu melhor, já produziu trabalhos mais ousados, já soube utilizar restrições a seu favor e já demonstrou uma capacidade impressionante de compreender quando precisava abandonar determinada versão de si mesma. Ninguém precisa exigir outro “folklore”, outro “1989” ou outro álbum específico. O que se pode exigir de uma artista desse tamanho é curiosidade suficiente para não começar a soar como sua própria linha de produção.
“The Life of a Showgirl: The Encore” melhora pontualmente alguns aspectos da experiência original e oferece flashes da compositora que Taylor Swift continua sendo quando decide retirar camadas de excesso. Não chega, porém, a justificar artisticamente a pompa de sua existência. É um complemento razoável para um álbum irregular, embalado com toda a eficiência que uma das maiores estrelas do planeta consegue mobilizar, mas incapaz de esconder uma certa falta de urgência criativa.
Talvez esse seja o paradoxo mais frustrante. Taylor Swift ainda consegue escrever algo excelente, e justamente por isso fica cada vez mais difícil fingir entusiasmo quando ela entrega apenas algo aceitável. O “Encore” termina, as cortinas continuam abertas, o público certamente continuará aplaudindo e os números provavelmente encontrarão novas maneiras de parecer absurdos. Artisticamente, porém, fica a sensação de que a verdadeira surpresa seria Taylor voltar ao palco não porque todos ainda estão pedindo mais, mas porque encontrou alguma coisa que realmente precisava cantar.
Nota final: 30/100
Fique por dentro das novidades das maiores marcas do mundo! Acesse nosso site Marca Pop e descubra as tendências em primeira mão.






