Uma das grandes obras da literatura brasileira, “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, chega ao formato de musical a partir de 4 de novembro, no Teatro Estúdio, em São Paulo, para uma curta temporada, com sessões às segundas, terças e quartas. Esta produção independente é uma parceria entre A Casa Que Fala e a Tomate Produções, dirigida pelo premiado Zé Henrique de Paula, que traz uma visão inovadora à obra. As músicas e letras são de Guilherme Gila, com adaptação do ator e escritor Davi Novaes e direção de movimento de Zuba Janaína.
Criado ao longo de três anos, o projeto busca reinterpretar a história de Bentinho, Capitu e Escobar com uma linguagem nova. A dupla Gila e Novaes detectou um “gap” no mercado de musicais, onde predominam biografias, e enxergou uma oportunidade em trazer clássicos literários ao palco. “Vários musicais internacionais são baseados em literatura; por isso, focamos em clássicos nacionais, com ‘Dom Casmurro’ se destacando como uma escolha natural”, explica Gila.
O musical começou a tomar forma em 2021, durante a pandemia. Os criadores se encontravam semanalmente para trocar ideias e esboços, e, com a chegada do diretor Zé Henrique, novas interpretações foram acrescentadas, trazendo frescor e atualidade à narrativa. Novaes explica: “Tentei manter-me fiel ao livro, mas também criei uma narrativa que dialoga com o público de hoje. Na nossa versão, Bentinho é uma fonte não confiável, o que adiciona ambiguidade e diversas camadas à história”.
No elenco, Luci Salutes como Capitu, enigmática protagonista, Rodrigo Mercadante como o ciumento Bentinho e Cleomácio Inácio como Escobar. Outros papéis incluem Larissa Carneiro (Prima Justina e Sancha), Fábio Enriquez (José Dias), Nábia Villela (Dona Glória) e Eduardo Leão (Tio Cosme). Com esse elenco talentoso, o musical promete explorar os complexos conflitos emocionais da obra.
A trilha sonora, composta por Gila e Novaes, mistura rock e MPB, refletindo os conflitos dos personagens. O rock, por exemplo, simboliza a fase de rebeldia de Bentinho. “Buscamos uma trilha que amplifica as emoções evocadas por Machado”, comenta Gila, que também integra a banda ao piano, ao lado de Samir Alves (violino), Felipe Parisi (violoncelo) e Daniel Alfaro (percussão).
A equipe técnica, formada por profissionais renomados como Fran Barros (luz), Cauê Palumbo (som), Ùga agÚ (figurino), Jo Sant Anna (visagismo) e Zé Henrique de Paula (cenografia), trabalha em conjunto para criar a atmosfera perfeita. “Dom Casmurro – Musical inspirado na obra de Machado de Assis” é uma homenagem vibrante à literatura nacional e promete levar o público a uma experiência única, onde música e teatro dão vida a um clássico da cultura brasileira.
Serviço:
Local: Teatro Estúdio, Rua Conselheiro Nébias, 891 – Campos Elíseos – São Paulo/SP
Temporada: 4 a 27 de novembro
Sessões: segundas, terças e quartas às 20h (exceto 6/11)
Duração: aproximadamente 120 minutos (com 15 min. de intervalo)
Classificação: Livre
Ingressos: R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia-entrada)
Venda online: Sympla (bilheteria física disponível no teatro 2h antes das sessões)