Em novo single, Vale Hermético cruza pensamento beatnik com (muitas) guitarras

Vale Hermético

Guitarras, guitarras e mais guitarras. Essa poderia ser uma boa descrição para o novo single da Vale Hermético, mas a música não é só isso. Ao mesmo tempo que “Esse Tal Rock’n Roll”, lançada nesta sexta (11) presta um tributo às raízes do rock, também é uma canção inspirada no livro “On The Road”, de Jack Kerouac, e no espírito livre da geração beatnik.

“Navegando pela mesma onda que Kerouac, a letra foi escrita como o instrumental foi gravado: se baseando no fluxo contínuo de consciência”, destaca Rafael Garcia, guitarrista da banda e autor da música. Fluxo de consciência é uma técnica literária que consiste em escrever de modo contínuo misturando raciocínio lógico com impressões momentâneas. É uma técnica usada por muitos autores, entre eles Jack Kerouac.

“É uma técnica que permite que nossos sentimentos (até́ os mais primitivos) se expressem livremente”, completa Garcia, que destaca também que a música foi gravada com a atmosfera de jam session, o que contribuiu para evidenciar a forma como a banda enxerga o rock’n roll: simples, direto, mas também abstrato.

Além da referência à famosa estrada de Kerouac, reforçada pela capa do single, feita com uma foto de Marcelo Melo trabalhada por Ariel Mazucato, a música aponta a devoção da banda ao espírito do rock’n roll. “A canção retrata o nascimento e a heresia daqueles que percorrem os caminhos tortuosos na busca de praticar e viver a sua própria verdade, se libertando assim do estado em que se encontram, que é como enxergamos o rock’n roll”, ressalta o autor da música, que foi gravada no HGT Records, em Araçatuba, e mixada e masterizada pelo produtor Bryan Baietta.

Com influências que vão da psicodelia ao blues, de Secos e Molhados a Jimi Hendrix, passando pela onda filosófica de Jorge Ben Jor, a Vale Hermético teve início em meados de 2019 em Araçatuba/Birigui, fazendo versões de clássicos e já mirando no repertório autoral. Tanto que em menos de um ano já entraram pro catálogo do Selo Curva e lançaram o primeiro single em maio de 2020.

%d blogueiros gostam disto: