Festival de Música Instrumental de Araçatuba traz Hermeto Pascoal, Badi Assad e outros

Araçatuba será palco do 9º MIA – Festival de Música Instrumental, de 24 a 27 de agosto. Transitando entre shows de diferentes estilos musicais, como jazz, erudito, popular, eletrônico, experimental e improvisação livre, o eventotambém se destaca por meio de  workshops, como uma experiência em percussão para pessoas que nunca ou pouco tiveram contato com esses instrumentos. 

MIA é realizado pelas Oficinas Culturais, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e que é gerenciado pela Poiesis. Com foco no intercâmbio de experiências entre a pluralidade dos músicos convidados e nos shows repletos da diversidade da música instrumental brasileira, a 9ª edição do festival traz a reflexão sobre os mercados e caminhos atuais que essa vertente ocupa atualmente. Ao longo dos quatro dias, o público poderá assistir as performances de renomados músicos como Hermeto Pascoal, Badi Assad, Cumbia Calavera, Funmilayo Afrobeat Orquestra, Afinidades Trio, entre outros. 

Além das apresentações musicais, o evento oferecerá atividades para o aprendizado e a troca de experiências entre músicos e público, incluindo oficinas, workshops e bate-papos. Para os shows  que ocuparão o Teatro Municipal Castro Alves, o Centro Cultural Thathi e a Oficina de Macacos, a distribuição gratuita de ingressos ocorrerá de forma virtual a partir de 14 de agosto, via plataforma Sympla, e presencialmente nas bilheterias desses locais, distribuídos 1 hora antes das apresentações.

Em 2023, a curadoria foi desenvolvida por Ana Morena, Manoela Wright e Zé Renato Gimenes. A 9ª edição conta com a correalização da Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e com  o apoio do Sebrae e do Projeto Guri, este por meio da OS Santa Marcelina Cultura

Confira alguns destaques da 9ª edição do MIA: 

Hermeto Pascoal & Grupo

Hermeto Pascoal, compositor e multi-instrumentista referência da experimentação musical, é um dos convidados do 9º MIA. O alagoano de Lagoa da Canoa é autodidata e iniciou na música em 1950, no Recife (PE). Também conhecido como o Bruxo dos Sons, seu show será no Centro Cultural Thathi em 26/08, sábado, às 21h.

Hermeto vai se apresentar com vários instrumentos, entre eles, flauta-baixo, sanfona 8 baixos, porcos e berrante, acompanhado do grupo Nave Mãe, formação que mantém tradição há mais de 45 anos. 

Apresentações e bate-papo com Badi Assad e Renato Borghetti

Pessoas interessadas pelos shows de instrumentistas da região e trajetórias dos que são reconhecidos internacionalmente, poderão aproveitar essa parte do MIA no Teatro Municipal Castro Alves, localizado no centro de Araçatuba, de 24 a 25/08, das 20h às 22h. As duas sessões do Conversa Tocada serão mediadas pela jornalista, pesquisadora e consultora musical Patricia Palumbo.

No dia 24 de agosto, a partir das 20h, Palumbo mediará um bate-papo entre o público e Renato Borghetti, instrumentista que ganhou o primeiro Disco de Ouro da história da música instrumental brasileira pelo LP de estreia, “Gaita Ponto”, um dos 26 discos gravados ao longo da trajetória reconhecida no Brasil e no mundo. Ele também irá se apresentar junto ao Neuro Júnior (violão 7 cordas) e ao compositor Pedro Borghetti (bombo leguero). 

Antes, a pianista Cecília Raab traz arranjos próprios para composições conhecidas no universo instrumental. De Araçatuba e com formações como na Áustria (Salzburg), onde foi aluna da professora Helena Costa, Raab transita pela música clássica e por vertentes da música brasileira como o choro. A percussionista Roberta Martins apresenta um solo de samba de partido alto por meio do pandeiro. E no final, o show do Afinidades Trio, grupo de Ribeirão Preto composto por Jorge Nascimento, Tiago Santos e Marco Papa, com repertório focado na riqueza da música instrumental autoral brasileira. 

No dia 25 de agosto, a partir das 20h, a Conversa Tocada será com a Badi Assad, apelidada de “mulher banda” pela imprensa norte-americana, com 19 discos lançados e um extenso trabalho misturando música popular e erudita, rock com baião, e batida ritmada com arpejos. Fabiano Golin, um dos maiores guitarristas de Araçatuba e região, apresentará jazz, rock e blues.

Fique por dentro de todos os horários das atrações que passarão pelo Teatro Municipal Castro Alves, acessando o site de Oficinas Culturais

Expresso MIA 

A abertura do festival será com o Expresso MIA, uma iniciativa que valoriza os músicos de Araçatuba e região por meio de apresentações simultâneas a cada duas horas, distribuídas pela Praça Rui Barbosa e Shopping Praça Nova durante todos os dias, 24 a 27/08.

O público interessado poderá ouvir diversos instrumentistas, entre eles, a pianista Heloisa Gimael, o violonista Paulo Larangeira unindo jazz ao samba numa performance cheia de improvisação, a multi-instrumentista Be’atriz Costa dialogando entre violão, berimbau e viola, o produtor musical Luan Prata criando bases, loops e improvisos com sintetizadores e baterias eletrônicas, e o violonista Paulo Renato Lourenço apresentando obras de compositores do Brasil a Cuba. 

Confira a agenda completa do Expresso MIA no site do programa Oficinas Culturais (aqui)

Funk, free jazz e música eletrônica agitam a Oficina de Macacos

Discotecagem e improvisação ao vivo irão atrair quem busca conhecer e dançar com as vertentes da música eletrônica, do jazz e do funk. Em 25/08, sexta-feira, a partir das 22h, a Oficina de Macacos recebe instrumentistas e DJs convidadas pelo 9º MIA.

A noite começa com a  DJ Camiska explorando gêneros como house, techno e drum and bass. Já o free jazz eletrônico experimental estará representado pela fusão entre a música eletrônica da DJ  KENYA20HZ e o punk jazz da multi-instrumentista Dharma Jhaz (sopro e voz), por uma performance inédita e improvisos sonoros baseados na música latina e intercontinental. 

KENYA20HZ já dividiu line-ups com nomes como Afrika Bambaataa e foi indicada na categoria “Melhor DJ” do WME Awards em 2021, e Dharma Jhaz, travesti multi-instrumentista, produtora musical, rapper e performer sonora do Distrito Federal, trabalha ao lado de diversos artistas da música experimental e eletrônica nacional e internacional. O encerramento na Oficina localizada no bairro Jardim Sumaré será com DJ Rupin, que une funk, house, vogue e rap em set voltado à  representatividade e marcado pela diversidade de vozes. 

Afrobeat, cumbia, ritmos da cultura popular brasileira e japonesa

A Praça Natal Drigo – Jardins de Ipês & Mel será palco dos shows de bandas influenciadas pelos ritmos africanos, latino-americanos e japonês, com apresentações nos dias 25 e 26 de agosto, a partir das 17h.

25/08

Ryuumei Wadaiko, grupo de taiko da Associação Nipo-Brasileira de Araçatuba formado por cerca de 20 jovens, apresentará músicas tocadas em diferentes tambores tradicionais japoneses em uma performance que envolve som e movimentos corporais precisos.

E os ritmos inspirados na cultura popular brasileira estarão no show do grupo Flautins Matuá com a apresentação do disco “Na Pisada”, o qual traz composições autorais e de mestres da música nacional, misturando a tradição com o urbano e o Brasil com o mundo. Nessa intervenção musical, os ouvintes poderão aproveitar a sonoridade dos pífanos, da viola caipira e das percussões. 

26/08

Formada por integrantes da Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Togo e Uruguai, a Cumbia Calavera faz uma releitura instrumental de cumbias clássicas e toca composições próprias. Ao buscar fontes na representação visual da Fiesta de Los Muertos do México, o grupo fará um cortejo performático partindo do Posto Rotatória (trajeto pela Avenida Pompeu de Toledo) com destino à Praça Natal Drigo. 

Na mesma praça, a banda Funmilayo Afrobeat Orquestra apresenta o show de seu primeiro disco, “Funmilayo”, no qual as integrantes, todas mulheres, misturam o afrobeat, ritmo nigeriano, com a musicalidade brasileira afrodiaspórica, como um novo encontro entre o continente africano e o Brasil. No repertório, composições coletivas inspiradas pela trajetória artística e intelectual de mulheres negras brasileiras somadas às experiências particulares de cada integrante. 

Conexão MIA

Vários estilos musicais e encontros entre músicos de diferentes gerações, trajetórias e do noroeste paulista, inclusive alguns com formação musical iniciada no Projeto Guri, formam as jam sessions da Conexão MIA. As apresentações serão noQuintal Cultural e no Don Ramón Pub, ambos localizados na rua Rua Cussy de Almeida Júnior, no bairro São João. Das 21h às 01h, as formações repletas de improviso musical se apresentam, entre elas, Adeilson Lima (baixo elétricos), Carol Valisi (guitarra) e Cristiano Silva (bateria); Elias Tetsuo (piano), Felipe Almeida (percussão), Felipe Deleon (sax) e Giulia Scaranelo (violino). 

Oficinas e workshops

A percussionista Macaxeira Acioli propõe a experimentação dos sons emitidos por tambores e pelo  próprio corpo na oficina Gritos, Tambores e Movimento, no dia 24, quinta-feira, das 18h às 19h30, na escola de música Beaterista. A atividade é para pessoas que nunca ou pouco tiveram contato com tambores e outros instrumentos de percussão. As inscrições ficam abertas até 22 de agosto neste link.  

Pela primeira vez em Araçatuba, o guitarrista André Nieri oferece o Workshop de guitarra, compartilhando com os participantes a mesma metodologia que ensina aos alunos do Musicians Institute de Hollywood.  A aula será no dia 26, das 14h às 15h30, no Teatro Municipal Castro Alves, e o ingresso pode ser retirado 1 hora antes ou a partir de 14/08 aqui. Nieri também vai performar músicas do disco solo autoral e do próximo trabalho a ser lançado, além de apresentar exemplos práticos para os aprendizes. 

Algumas formações serão aplicadas no MAAP – Museu Araçatubense de Artes Plásticas no dia 26 de agosto, sábado.

O Sebrae, parceiro do 9º MIA, também promove uma atividade formativa pelo Sebrae apresenta: como fazer um Pitch de vendas, das 10h às 12h, e as inscrições podem ser feitas até 23 de agosto neste link. Fausto Lulio, consultor de Negócios do Sebrae Araçatuba, orienta de forma prática a elaboração de um pitch, passando pelas principais etapas, conceitos de comunicação e técnicas de apresentação. 

E para a formação Rota Brasil: pitching com festivais de música instrumental, das 15h30 às 16h30, o MIA convoca realizadores de alguns dos principais festivais de música do Brasil para uma imperdível rodada de pitching, momento de apresentação e venda do próprio trabalho. As inscrições estão abertas até às 15h de 26/08 (clique aqui)

Essa atividade é ideal para quem busca ver o próprio projeto ganhar os palcos do país e poderá trocar experiências com os convidados: Ana Morena (RN)- produtora cultural, curadora, musicista, sócia e idealizadora do DoSol Combo Cultural; Barral Lima (MG) – compositor, instrumentista, produtor musical e CEO do Grupo UN MUSIC; Magali Kleber (PR)- diretora pedagógica do FIML – Festival Internacional de Música de Londrina; Renée Chalu (PA) – sócia diretora da Se Rasgum Produções e idealizadora de eventos como o Festival Sonido – Música Instrumental & Experimental; e Vanessa Damasco (RJ) – gestora e produtora do Centro Cultural Fundição Progresso.

Sons na ressignificação de objetos do dia a dia

Sons ocultos que habitam em materiais comuns serão o caminho para conhecer uma das formas de desenvolvimento da música experimental e da construção de instrumentos únicos. Essa é a proposta da oficina Gambiarras Sonoras, feita por Mauro Tanaka, artista sonoro, músico e luthier experimental. Os encontros ocorrem de 21 a 25/08, das 9h às 11h, e das 14h às 16h, na Casa da Cultura Adelino Brandão. Além de se voltar aos alunos e educadores do Projeto Guri – Polo Regional Araçatuba, a atividade oferece vagas limitadas para as demais pessoas que precisam se inscrever até 17/08 neste link

Saiba tudo o que vai acontecer no 9º MIA por meio do site das Oficinas Culturais

Sair da versão mobile