O Festival Territórios do Sambar vai transformar o Centro Cultural São Paulo (CCSP) em uma grande roda de samba. No próximo dia 3 de agosto (sábado), às 18h30, o evento terá uma apresentação especial formada apenas por mulheres, fomentando o protagonismo delas. Luana Bayô, Roberta Oliveira e o Samba de Dandara, anfitriãs do festival, trazem uma roda de samba raiz para o palco. Com entrada gratuita, o festival promove conexões entre os universos, personalidades e projetos pertencentes à história viva de um dos ritmos mais populares do país.
Além do espetáculo musical, o samba de raiz é o foco da roda de conversa deste quarto encontro do festival. Reconhecido como a alma, a essência e a tradição do samba brasileiro, o samba de raiz traduz o cotidiano dos morros e periferias. Para falar do tema, a palestrante convidada Ednéia Gonçalves, socióloga com larga experiência na elaboração e avaliação de projetos sociais e educacionais, convida o público a uma reflexão sobre essa vertente do samba.
Com o coletivo Samba de Dandara como mestre de cerimônia, o Festival Territórios do Sambar tem o intuito de homenagear e explorar as origens do samba, as principais vertentes do gênero e a expansão do samba como um símbolo da cultura do país. A cada encontro, o evento recebe uma personalidade destacada dentro da intelectualidade negra, que irá abordar um dos temas propostos, dentro do universo do samba.
Para Cida Gonçalves, da Casa do Batuque Produções, que é a realizadora do projeto, “O festival pretende promover conexões entre os universos e personalidades pertencentes à história viva do samba. O tema do projeto é de interesse público e, é uma transmissão de saberes de um importante legado da cultura negra.”
Serviço: Festival Territórios do Sambar
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Dia: 3 de agosto
Horário: 18h30
Informações: https://centrocultural.sp.gov.br/
Ingresso: gratuitos (retirada: 1h antes do espetáculo)
Classificação: Livre