Com o encerramento de 2025, a MTV descontinuou oficialmente os canais dedicados exclusivamente à exibição de shows e videoclipes 24 horas por dia. A transmissão foi encerrada na quarta-feira (31) para MTV Music, MTV 80s, MTV 90s, Club MTV e MTV Live.
A medida teve alcance internacional. Além do Brasil, os canais deixaram de ser exibidos em mercados como Estados Unidos, Irlanda, França, Alemanha, Áustria, Polônia, Hungria e Austrália, marcando o fim de uma era para a programação musical linear da marca.
Segundo o Deadline, o último clipe exibido no canal norte-americano foi “Video Killed the Radio Star”, da banda The Buggles. A escolha resgata um símbolo histórico da emissora, já que a música foi a primeira exibida pela MTV em sua estreia, nos anos 1980.
As mudanças não afetam as plataformas de streaming e rede sociais, que seguem em operação com programação regular, focada em reality shows, especiais e conteúdos de entretenimento. Nos EUA, o canal principal da MTV segue no ar e distribuído por operadoras, pelo menos até o fim dos contratos.
De acordo com a Rolling Stone, nem canal, nem Paramount, empresa controladora da emissora, divulgaram oficialmente os motivos para o encerramento dos canais voltados exclusivamente à programação musical. A decisão, no entanto, reflete a transformação do consumo de música e videoclipes, cada vez mais concentrado em plataformas digitais e serviços sob demanda.
Fique por dentro das novidades das maiores marcas do mundo! Acesse nosso site Marca Pop e descubra as tendências em primeira mão.