Guia traça um panorama instigante sobre fixações que transformam nossa percepção da realidade

Quando pensamos nas nossas maiores fontes de medo e fascínio, a lista pode parecer infinita. Em O livro das fobias e manias: 99 obsessões para entender a mente humana, a escritora e jornalista Kate Summerscale se debruça sobre algumas dessas curiosas fixações. O livro publicado pela Intrínseca enumera animais, objetos e situações capazes de provocar as emoções mais extremas possíveis, da pré-história aos dias atuais. 

Você já se sentiu angustiado com a ideia de falar em público? Ficou apreensivo diante de grandes alturas ou em lugares apertados? Ou comprou só mais um livro, mesmo com uma pilha gigante em casa esperando para ser lida? Talvez você fique apavorado ao ver uma aranha, ou nervoso quando está longe do celular. A explicação para tudo isso é simples: as fobias e manias fazem parte da nossa realidade.

Nossos medos e compulsões são contraditórios e diversos, alguns mais comuns (como o medo de cobras ou de avião) e outros mais peculiares (como o pânico de botões), porém todos extremamente íntimos, constituindo reflexos da contemporaneidade e do nosso passado compartilhado. Para entender um pouco mais sobre o mundo e nós mesmos, O livro das fobias e manias descreve 99 obsessões, de A a Z, com curiosidades, questionamentos e uma gama de explicações para alguns dos sentimentos mais profundos da experiência humana.

Através de fatos históricos, curiosidades inusitadas e exemplos de figuras célebres como Salvador Dalí e Stephen King, a autora mostra como nossos temores e manias moldaram a sociedade em que vivemos, em diferentes aspectos. Citando exemplos de filmes como O Iluminado e Tubarão, histórias insólitas e descobertas científicas, Kate Summerscale explora as diferentes facetas de nossas obsessões e de que modo elas transformam e encantam o mundo.  

Sair da versão mobile