O documentário “Expresso“, dirigido pela artista e cineasta Daniela Machado, será exibido no New York Brazilian Film Festival, que ocorre de 8 a 10 de novembro em Nova York. Nascida no Capão Redondo, em São Paulo, Daniela utiliza o filme para retratar a trajetória de quatro jovens que passaram pela Fundação CASA, explorando memórias e desafios enfrentados em meio à realidade de desigualdade social e falta de investimento na juventude brasileira.
A obra conta a história de MC GH da Capital, Ruby, Marketing Revoada e Anny Ferreira, quatro jovens artistas que relatam suas experiências e desafios diários. Sem glamourizar o tema, “Expresso” aborda as dificuldades financeiras e as barreiras sociais que esses jovens enfrentam. O documentário oferece uma visão direta e sensível sobre as consequências da estigmatização para aqueles que passaram pelo sistema de medidas socioeducativas no Brasil.
Daniela Machado possui uma trajetória pessoal de contato com o sistema penitenciário, tendo passado pela Fundação CASA durante a adolescência, onde conheceu a arte e iniciou sua trajetória artística. Em 2018, iniciou um projeto investigativo sobre seu tempo na instituição, abordando suas memórias por meio da fotografia, cinema e artes plásticas. Em 2020, fundou o Projeto Expresso, um programa voltado à iniciação de jovens nas artes visuais, com o objetivo de promover a inclusão social e oferecer alternativas à criminalidade e ao uso de drogas.
O filme apresenta um olhar sobre a resiliência e busca de integração social de jovens em situação de vulnerabilidade, sem romantizar a realidade desses indivíduos. “Expresso” coloca em foco a necessidade de apoio e incentivo para jovens que, como a própria diretora, tiveram suas vidas marcadas por passagens pelo sistema penitenciário brasileiro.
Confira também: 10 filmes imperdíveis na Apple TV+