Intrínseca lança no Brasil o livro “Será que isso presta?”, de Jerry Seinfeld

jerry seinfeld

Criador da sitcom que leva seu nome, considerado um dos melhores programas de comédia para a TV de todos os tempos, Jerry Seinfeld oferece um divertido passeio pela sua trajetória artística em Será que isso presta?. Respeitado como o papa do gênero humorístico que diverte a plateia com apresentações solos de humor, com nomes como Rafael Portugal e Fábio Porchat entre seus expoentes no Brasil, o autor apresenta uma coletânea que já nasce como referência no universo da stand-up comedy. Dividido em cinco partes, o livro apresenta uma seleção de textos do humorista desde os anos 1970 até meados da década de 2010.

Inspirado na pergunta que todo comediante faz ao criar um novo texto antes de apresentar ao público, Será que isso presta? pode ser lido como uma autobiografia humorística de Seinfeld, que foi fisgado pela comédia ao assistir o premiado filme Lenny (1974), com Dustin Hoffman no papel do polêmico artista de stand-up. “Estas páginas, portanto, são o mapa da estrada de 45 anos que percorri para me tornar essa coisa estranha, incomum, a única que sempre quis ser”, afirma o autor.

Os textos proporcionam uma hilária viagem que tem início nos 21 anos de Jerry Seinfeld, quando ele chegou pela primeira vez ao Catch a Rising Star, templo da comédia stand-up de Nova York, durante uma noite de testes em 1975. Avançam pela apresentação de seis minutos no Tonight Show, que fez sua carreira decolar, até chegar às suas mais recentes criações que seguem levando plateias ao delírio. Durante todo esse percurso, o leitor pode notar o amadurecimento profissional e pessoal do autor.

Referência mundial na arte de fazer rir em apresentações ao vivo, Seinfeld acredita que “a razão de ser do stand-up é a busca de um momento fugaz de conexão humana”. Com base nessa autêntica e sublime vontade de entreter o público, o artista ficou conhecido por seu humor observacional e irônico. O humorista evitou em grande parte palavrões e piadas sujas e manteve a política fora do seu repertório em suas apresentações. Adepto de textos que divertem pela empatia com o público, ele revela que “quando uma nova tirada se impõe e arranca boas risadas, a sensação é de ter retornado ao início da jornada”.

Atualmente, Jerry Seinfeld comanda o Comedians in Cars Getting Coffee, um divertido programa de entrevistas com outros comediantes famosos na Netflix. Em junho de 2021, Seinfeld, que contou com 76,3 milhões de espectadores em seu episódio final, estreia na plataforma de streaming. Será que isso presta? é um excelente aquecimento para a maratona da célebre série e uma obra definitiva para todo mundo que aprecia a linguagem universal do humor.

será que isso presta

SERÁ QUE ISSO PRESTA?, de Jerry Seinfeld
Editora Intrínseca
Tradução: Jaime Biaggio
Páginas: 480
Livro impresso: R$ 69,90
E-book: R$ 46,90

%d blogueiros gostam disto: