“jardim entre os ouvidos” fortalece trabalho autoral de saudade e traz aumento significativo de público em ano atípico

saudade-1--Marina-Vancini-
Foto: Marina Vancini

O cantor e compositor saudade fecha o ano com a repercussão do álbum “jardim entre os ouvidos”, lançado no dia 19 de novembro, junto de números significativos de streams, como mostrou a retrospectiva da principal plataforma de streaming do país, o Spotify.

O primeiro disco da carreira do artista foi inspirado no tríptico “O Jardim das Delícias Terrenas”, do holandês Hieronymus Bosch, que descreve a história do mundo a partir da criação. A partir dessa concepção, “jardim entre os ouvidos” explorou o conceito de microuniversos, sendo cada música canção um destes espaços independentes que, juntos, compõem o lugar interno para onde as pessoas são transportadas ao escutar o álbum.

Cada faixa contou com uma arte que ilustra esse universo interdependente que molda a trajetória de “jardim entre os ouvidos”. O artista Vinícius Tibuna explica como desenvolveu a ideia: “Quis criar um universo que existe na cabeça do saudade, como se fosse um jardim secreto onde ele consegue acessar cada uma das suas memórias”.

O protagonista desta história é saudade, que interpreta e assina todas as composições, bem como os pianos e violões. Depois de uma longa trajetória na banda Hover, o músico em carreira solo passou por um sensível processo de redescoberta sonora pautado por influências bastante brasileiras, como Os Mutantes e Clube da Esquina.

“Do lado humano, tem sido muito bom o retorno. Mesmo neste ano exaustivo que foi 2020, as pessoas estavam abertas a escutar música nova com cuidado, com imersão. Se por um lado foi um ano de isolamento, minha música chegou em muita gente nova e também solidificou um pouco mais minha carreira”, conta o artista.

Com o final do ano e o lançamento do álbum, o artista acumulou números significativos, de acordo com a retrospectiva do Spotify. Enquanto o número de streams teve um aumento de 168%, o artista passou de 38 mil para 120 mil, em 84 países, mostrando uma positiva repercussão de seu primeiro grande projeto.

Sair da versão mobile