A cantora e compositora Julia Levy lança nesta quinta (26) o seu mais novo single, “Banho”, releitura da faixa escrita por Tulipa Ruiz e gravada por Elza Soares em 2018. A faixa faz parte do projeto “Luz”, com releituras de sucessos da música brasileira e internacional abordando o universo feminino e que chega em breve nos apps de música. “Banho” foi lançada em todas as plataformas digitais pelo selo Alma Music.
“Banho” utiliza de diversas metáforas com o líquido para ilustrar sentimentos, situações e falar de sexualidade. A música é composta por Tulipa Ruiz e serviu como primeiro single do álbum Deus é Mulher, da lenda da música brasileira Elza Soares. De acordo com Julia Levy, esta faixa amarra todo o seu EP “Luz”. “‘’Banho’ foi a última música que escolhi para o EP”, explica a artista. “Até então eram cinco canções, mas quando uma amiga me mostrou esta faixa, pensei: ‘pronto, essa música é exatamente o que faltava para completar o EP!’ Isso porque ela fala muito sobre o universo feminino, de forma metafórica. Sobre nossa ciclicidade como mulheres, nossa força, vulnerabilidade e sobre a potência de cura e transformação que existe dentro de nós”, completa Julia.
Com refrão formado pelos versos “Enxáguo a nascente e lavo a porra toda / Para maresia combinar com o meu rio, viu? / Minha lagoa engolindo a tua boca / Eu vou pingar em até quem já me cuspiu, viu?”, a versão de Julia Levy de “Banho” foi preparada usando percussões, assim como a original, mas o diferencial é o ritmo mais swingado que Julia imprimiu.
O feminino é o principal tema do EP “Luz”, que já teve duas outras faixas divulgadas nos apps de música, “Cabide” (faixa original de Ana Carolina) e “You Don’t Know Me” (de Caetano Veloso) e Julia cita não apenas Elza Soares, mas diversas outras inspirações para compor este trabalho. “Sobre Elza, além de sua musicalidade e voz ímpares, ela foi uma baita potência como mulher… Um exemplo de força, resiliência e luta contra o machismo em nossa sociedade”, comenta Julia. “Além dela, tenho várias outras cantoras como referência. Mas diria que para esse EP em específico, minha maior inspiração foram as mulheres que fazem e fizeram parte da minha vida. Foi nas dores e delícias da vida dessas mulheres, assim como nas minhas próprias experiências, que me inspirei para escolha do repertório e mensagem que quero passar.”.