Um novo cantor vem chamando muita atenção no mercado da música sertaneja nos últimos meses, não só pelo som, que de tão original parece um equívoco classificá-lo apenas como sertanejo, mas principalmente pelas inovações na forma de divulgação do seu trabalho. Estamos falando do cantor Júnior Villa que apresenta o novo CD/DVD Code.
A primeira vista não parece tão inovador levar o público para as lojas de streaming por meio dos chamados QR Codes, cada vez mais populares no mercado de publicidade, mas o que realmente surpreende, é anexar esse código a um disco de papel, bem mais econômico que uma mídia de CD ou DVD, distribuído exatamente no mesmo formato: Dentro de um envelope convencional como dos CDs promocionais entregues de mão em mão por divulgadores de diversos artistas nas ações de marketing por todo o Brasil.
O consumidor recebe o produto com formato, peso e arte gráfica similar ao de costume, exceto pela tarja que traz o anúncio de que aquele CD/DVD roda no celular. Na parte de trás, se depara ainda com a provocativa frase: “Percebeu que mudou a forma como você se conecta a música?”. São informações suficientes para que curioso, o usuário arranque de dentro o que surpreendentemente não é mesmo um disco comum e sim um encarte de papel no mesmo formato, com um convite a ativar a câmera do Smartphone e apontar para o código impresso em meio a arte, que mostra o acampamento que serviu de cenário para o primeiro musical do artista. Qualquer iPhone ou dispositivos equipados com as últimas atualizações do Android levam o ouvinte diretamente para a página com vídeos e plataformas de streaming prontas para executar as músicas do cantor.
A ideia surgiu de um dos empresários do cantor, Flaney Gonzallez, conhecido nos bastidores por ter fotografado e produzido conteúdo multimídia de diversos artistas como Henrique e Juliano, Marilia Mendonça, Cristiano Araújo, Vitor e Leo, entre outros. Segundo o empresário, as pessoas mudaram a forma como consomem música, mas o modelo de distribuição de mídia não acompanhou o processo, o que tornou cara e obsoleta a estratégia de distribuição gratuita de material. São horas de trabalho na autoração e menus de DVDs, gasta-se muito dinheiro para produzir material sabendo que a maior parte disso vai para o lixo ou para a estante sem jamais ser consumido de fato.
“As pessoas ainda não repararam, mas a qualidade do DVD, por exemplo, é infinitamente inferior à do YouTube, que permite assistir vídeos em 4K, frente aos 720 Pixels, que hoje quadriculam ainda mais nas grandes telas que assistem. A mídia que poderia competir na quantidade de pixels seria o BlueRay, porém o formato jamais foi popular no Brasil”, afirma Flaney.
A ideia de manter o envelope com o disco dentro, mesmo que de papel, é justificada por Junior pela necessidade de ter um produto físico. Segundo o sertanejo, por mais que alguns não possuam um celular que faça a leitura diretamente da câmera, sem precisar de aplicativo para ser encaminhado ao site com vídeo e música, o consumo ainda será maior que do CD e DVD convencional, e mesmo que sequer essa pessoa tenha um smartphone, ela ainda será impactada por sua imagem, seu nome e pelo DVD Ao-Vivo.
O sertanejo, que acumula quase 4 milhões de views na música “Melhor Trecho, acaba de lançar o Ep. Vol 02 com 3 músicas inéditas em todas as plataformas de áudio. Entre elas estão: ‘Cerveja no beijo’, que também estreou videoclipe no Youtube, ‘Tá Namorando e Não Tá’ (biquinho) e ‘Outro Departamento’.