O Caderno Pop viveu o cinema intensamente durante o primeiro semestre de 2024. De filmes de ação a terror, refletimos bastante sobre os avanços do cinema tanto nacional quanto internacional. Pensando nisso, elaboramos uma lista com os 10 melhores filmes lançados até então. Lembrando que o ano ainda não acabou e já temos diversos filmes aguardados para o segundo semestre. Quer ficar por dentro dos próximos lançamentos? Basta ficar de olho na nossa seção de cinema do site.
Confira a nossa seleção com os melhores filmes de 2024:
A lista se baseia no lançamento dos filmes em território nacional, então você poderá notar que nem todos estrearam originalmente em 2024.
Pobres Criaturas
Um dos melhores filmes de todos os tempos! “Pobres Criaturas” é uma obra de arte de romance e ficção científica dirigido por Yorgos Lanthimos e produzido por Emma Stone, que também atua no longa. Baseado no livro homônimo de Alasdair Grey e referenciando o clássico “Frankenstein”, a história se passa na Era Vitoriana e acompanha Bella Baxter (interpretada por Stone), trazida de volta à vida após seu cérebro ser substituído pelo de um feto. O experimento é realizado pelo doutor Godwin Baxter (Willem Dafoe), um cientista brilhante, porém nada ortodoxo. Querendo conhecer mais do mundo, a jovem foge com um advogado e viaja pelos continentes, exigindo igualdade e libertação. Além de Stone e Dafoe, o elenco também conta com Mark Ruffalo, Jerrod Carmichael, Ramy Youssef, Christopher Abbott, Margaret Qualley, Kathryn Hunter, Suzy Bemba e Wayne Brett.
Confira a resenha completa do filme
Zona de Interesse
“Zona de Interesse”, longa-metragem britânico dirigido por Jonathan Glazer, é um drama histórico que se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Adaptado do romance homônimo escrito por Martin Amis em 2014, o filme segue Rudolf Höss (Christian Friedel), comandante de Auschwitz, e sua esposa Hedwig (Sandra Hüller), que desfrutam de uma vida aparentemente comum e bucólica em uma casa com jardim. Mas, por trás da fachada de tranquilidade, a família feliz vive ao lado do campo de concentração de Auschwitz. O dia a dia desses personagens se desenrola entre os gritos abafados de desespero, de um genocídio em curso do qual eles também são diretamente responsáveis. O longa, premiado em Cannes e indicado ao Oscar em cinco categorias, entre elas a de Melhor Filme, mistura drama, guerra e história, abordando o horror do nazismo a partir de uma perspectiva singular e perturbadora.
Confira a resenha completa do filme
Furiosa: Uma Saga Mad Max
“Furiosa: Uma Saga Mad Max” é um filme de ficção científica pós-apocalíptico dirigido por George Miller e estrelado por Anya Taylor-Joy, Chris Hemsworth e Tom Burke. A trama revela a história de origem da guerreira renegada Furiosa, anteriormente interpretada por Charlize Theron, narrando sua jornada até se unir a Max em “Mad Max: Estrada da Fúria” (2015). O enredo segue uma jovem Furiosa (Anya Taylor-Joy), sequestrada de seu lar, o Lugar Verde de Muitas Mães, por uma grande horda de motoqueiros liderada pelo senhor da guerra Dementus (Chris Hemsworth). Cruzando Wasteland, eles alcançam a Cidadela, dominada pelo Immortan Joe (Lachy Hulme). Enquanto os dois tiranos disputam o domínio, Furiosa se vê envolvida em uma batalha incessante para retornar ao seu lar. O filme oferece uma visão mais profunda do universo de Mad Max, explorando os motivos e desafios enfrentados por um dos personagens mais marcantes da franquia.
Confira a resenha completa do filme
Duna – Parte 2
Em “Duna: Parte 2”, Paul Atreides (Timothée Chalamet) se une a Chani (Zendaya) e aos Fremen enquanto busca vingança contra os conspiradores que destruíram sua família. Uma jornada espiritual, mística e marcial se inicia. Para se tornar Muad’Dib, enquanto tenta prevenir o futuro horrível, mas inevitável que ele testemunhou, Paul Atreides vê uma Guerra Santa em seu nome, espalhando-se por todo o universo conhecido. Enfrentando uma escolha entre o amor de sua vida e o destino do universo, Paul deve evitar um futuro terrível que só ele pode prever. Se tudo sair como planejado, ele poderá guiar a humanidade para um futuro promissor.
Confira a resenha completa do filme
Guerra Civil
Dirigido pelo premiado Alex Garland (“Ex Machina”), “Guerra Civil” apresenta uma mistura de ação e suspense, ambientado em um futuro não tão distante, quando uma guerra civil se instaura nos Estados Unidos. Neste cenário, uma equipe pioneira de jornalistas de guerra, incluindo Lee (Kirsten Dunst) e seu colega de trabalho Joel (Wagner Moura), viaja pelo país para registrar a dimensão e a situação de um cenário violento que tomou as ruas em uma rápida escalada, envolvendo toda a nação. No entanto, o trabalho de registro se transforma em uma guerra de sobrevivência quando eles também se tornam alvos. O elenco conta ainda com nomes como Stephen McKinley Henderson, Jesse Plemmons e Nick Offerman.
Confira a resenha completa do filme
Grande Sertão
“Grande Sertão” adapta o clássico romance da literatura brasileira “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, para a realidade da periferia urbana. Na trama, a comunidade “Grande Sertão” é controlada por facções criminosas onde uma luta entre policiais e bandidos assume ares de guerra. Neste lugar, Riobaldo (Caio Blat) acaba entrando em uma delas para seguir Diadorim (Luisa Arraes), cuja identidade e a paixão que sente são mistérios conflitantes em sua cabeça. A partir de então, em meio a um ambiente hostil de guerra, Riobaldo enfrenta dilemas éticos, morais e existenciais, enquanto busca entender seu lugar no mundo e sua própria natureza.
Confira a resenha completa do filme
Eu, Capitão
Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, “Eu, Capitão” é um filme italiano de drama que mostra a jornada dos jovens irmãos Seydou (Seydou Sarr) e Moussa (Moustapha Fall). Ansiando por um futuro melhor, os dois decidem deixar Dakar, no Senegal, e partir rumo à Europa em uma épica aventura, onde enfrentam uma série de desafios do deserto, do mar e da própria essência humana.
Confira a resenha completa do filme
O Mal que nos Habita
“O Mal Que nos Habita” é um filme argentino de terror dirigido por Demián Rugna (“Aterrorizados”, “The Last Gateway”). A trama se passa em uma pacata cidade do interior, onde dois irmãos encontram um corpo mutilado perto de sua propriedade e se reúnem com os moradores locais para investigarem o ocorrido. Eles acabam descobrindo que o homem encontrado está infectado pelo diabo e está prestes a dar à luz a um demônio real. Desesperados, os habitantes tentam escapar do local antes que o ser maligno venha à terra, mas o tempo parece não estar a seu favor e o caos é instaurado por completo.
Confira a resenha completa do filme
A Primeira Profecia
“A Primeira Profecia” marca o prelúdio do clássico filme de terror “A Profecia” (1976). A nova trama acompanha a jovem americana Margaret (Nell Tiger Free), que é enviada a Roma para viver a serviço da igreja. No local, ela se afeiçoa por Carlita, uma jovem quieta e solitária, que também mora no convento. Ao questionar o passado e a situação da garota para as outras irmãs da igreja, ela é alertada para se manter afastada. No entanto, antes de seguir o conselho, ela se depara com uma escuridão que a faz questionar sua fé. Com a ajuda de um padre exonerado, ela acaba descobrindo uma conspiração tenebrosa, que por anos foi ocultada pela igreja local, que tentava esconder o inevitável: a volta do mal encarnado, o chamado anticristo.
Confira a resenha completa do filme
Todos Nós Desconhecidos
Um roteirista descobre que seus pais, há muito tempo falecidos, na verdade estão vivos e parecem ter a mesma idade do dia em que “morreram”.
Comments 3