Aquele desejo de virar um artista profissional, fazer uma imersão com profissionais do ramo e gravar um disco num estúdio profissional está mais perto do que nunca para aqueles talentos musicais que estão “escondidos” dentro das faculdades do Brasil. Isso porque, a partir desta segunda-feira, dia 20 de maio, estão abertas as inscrições para o Red Bull Music Breaktime Sessions, o maior concurso universitário de música do país, pelo site: breaktimesessions.redbull.com.br. As cinco melhores bandas participarão de uma imersão musical com profissionais do mercado, e a grande vencedora, escolhida pelo público na reta final, gravará um álbum no Red Bull Music Studio.
As inscrições devem ser feitas pelo site e ficam abertas até o mês de setembro. As cinco bandas finalistas serão escolhidas por uma curadoria formada por músicos, ex-participantes e membros da equipe da Red Bull. As escolhidas para formar o “TOP 5” participarão de uma imersão musical dentro do Red Bull Station, no centro de São Paulo, com atividades e palestras orientadas por profissionais e especialistas do mercado. Depois disso, a votação popular começa: o público poderá escolher a sua favorita e a grande campeã, com maior número de votos pela internet, gravará um disco no Red Bull Music Studio, em São Paulo, em novembro.
Para participar, o processo é simples: a banda interessada deve preencher o formulário on-line e subir um vídeo de uma performance que será analisada pelo time de curadores. Vale lembrar que esse mesmo time de curadores organizará shows físicos dos grupos em suas respectivas universidades e, posteriormente, em clubes e boates de todo o Brasil. É, portanto, uma grande chance de mostrar o trabalho dentro e fora do ambiente escolar.
Em 2018, mais de 600 bandas de 60 universidades do país participaram da competição e realizaram shows em seus câmpus e em casas noturnas. A vencedora foi a Enversos, grupo de Belo Horizonte composto por alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que gravou o álbum “Da Margem ao Centro”.
“Ganhar o Red Bull Music Breaktime Sessions foi um divisor de águas em nossa carreira, pois foi o nosso primeiro concurso de âmbito nacional. Além do retorno e do disco, conseguimos levar nosso trabalho a locais nunca antes imaginados, um sonho realizado após mais de três anos tocando de forma independente”, diz Gustavo Henrique, da Enversos.