A Matilha Cultural segue movimentando o centro de São Paulo em outubro com a mostra “Reformar – políticas de drogas, Restaurar – direitos e Recuperar – natureza”, que conecta arte, política de drogas, uso da terra e justiça climática. Dentro da agenda, o espaço recebe no dia 9 de outubro, às 19h, o Boteco Brasileiro de Política de Drogas – Debate sobre Direito à Cidade, seguido por discotecagem de DJ KL Jay, integrante dos Racionais MC’s e referência absoluta no hip hop nacional. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser reservados pelo Sympla.
- Bad Bunny será a atração principal do show de intervalo do Super Bowl 2026
- Doja Cat anuncia data única da “Ma Vie World Tour” no Brasil
- Confira as datas e cidades dos Ensaios da Anitta 2026
O debate contará com Dona Carmen Silva, liderança do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC), Joice Berth, arquiteta, urbanista e escritora, Dudu Ribeiro, historiador e cofundador da Iniciativa Negra, e Ediane Maria, deputada estadual e educadora. A mediação será da socióloga Nathália Oliveira, cofundadora da Iniciativa Negra.
O encontro integra a programação do festival Ocupação IN dez anos, que até novembro promove cursos, oficinas, cine-debates, lançamentos literários e apresentações musicais, reunindo especialistas, lideranças comunitárias e movimentos sociais. Na agenda ainda estão confirmados Pagode na Lata, Linn da Quebrada, Família Tamarineira, Ti.ram.ba.ço, DJ Jorge Snipes e Banda Aláfia.
A mostra “Reformar, Restaurar e Recuperar”, realizada pelo projeto Intersecção, utiliza arte e memória como ferramentas de diálogo. Além dos encontros, a instalação exibe uma narrativa visual sobre as intersecções entre políticas de drogas e a crise climática, com dez relatos que atravessam diferentes territórios da América Latina ligados à cadeia da coca e da cocaína. O espaço também apresenta fotografias de Yael Martínez e Rafael Vilela, vencedor do POY-Latam 2025, além de um glossário ilustrado sobre política de drogas e plantas proibidas.
Com curadoria da VIST Projects, a iniciativa é fruto de uma articulação internacional que reúne pesquisadores, artistas e lideranças sociais em torno das pautas de justiça ambiental, racial e territorial. Desde 2024, o Intersecção vem fortalecendo esse debate em conferências internacionais e encontros nacionais, além de lançar publicações como a edição especial da revista PLATÔ – Intersecção, com artigos de especialistas e militantes.
Mais que uma mostra cultural, a ocupação na Matilha reafirma o espaço como ponto de resistência, diálogo e transformação social em São Paulo, ao colocar lado a lado vozes da periferia, da arte, da política e dos movimentos sociais, costurando perspectivas para além da cidade.
Fique por dentro das novidades das maiores marcas do mundo! Acesse nosso site Marca Pop e descubra as tendências em primeira mão.