Durante três anos, Matt Haig lutou contra um quadro depressivo muito intenso. Sua experiência com o transtorno psicológico acabou se transformando no fio condutor de Razões para continuar vivo, seu livro de memórias, lançado no Brasil pela Intrínseca em 2017 e que se manteve na lista dos mais vendidos do Reino Unido por 46 semanas. Não demoraria para o autor voltar a buscar inspiração na própria biografia. Em 2020, saiu, também pela Intrínseca, Observações sobre um planeta nervoso, que ajuda o leitor a domar a ansiedade gerada pelo mundo hiperconectado de hoje, com seu fluxo constante de informações e interações impossíveis de se acompanhar.
Esse histórico psicológico de altos e baixos fez com que o autor desenvolvesse o hábito de escrever coisas para se reconfortar, uma tática que trouxe grandes benefícios em sua caminhada em busca do equilíbrio. Com isso em mente, Haig reuniu reflexões, pílulas de pensamentos, dicas práticas e até listas de músicas e filmes, que resultaram em O livro do conforto, nas lojas a partir de dezembro. Os textos combinam doses de filosofia, memórias e autoanálise, formando um repertório de esperança fundamental para enfrentarmos os sentimentos de angústia, medo do futuro, vazio e profunda tristeza que nos rondam nos momentos difíceis.
Matt Haig também se vale da sabedoria de muitos pensadores e personalidades das mais diversas eras para montar essa inspirada compilação. A lista vai do imperador romano e filósofo estoico Marco Aurélio, passando pela poetisa Emily Dickinson, até nomes como o romancista e ensaísta americano James Baldwin. O autor evoca, por exemplo, uma clássica cena de Hamlet como referência para explicar que os acontecimentos ganham cargas positivas ou negativas no momento em que adentram a nossa mente e são interpretados por ela. Ou seja, tudo é uma questão de perspectiva e de como encaramos as coisas.
Em O livro do conforto, Matt Haig oferece novas maneiras de ver o mundo e, consequentemente, a nós mesmos. Para ele, o livro funciona como uma espécie de bote salva-vidas capaz de transportar o leitor de volta para terra firme, em segurança.