“O Agente Secreto” acaba de entrar para a história do cinema nacional ao conquistar quatro indicações ao Oscar, colocando o filme dirigido por Kleber Mendonça Filho no seleto grupo de produções brasileiras com o maior número de nomeações na principal premiação do cinema mundial. O longa concorre nas categorias Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Filme Internacional e Melhor Elenco, este último estreando oficialmente na cerimônia.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou as indicações nesta quinta-feira, 22, e os vencedores serão revelados no dia 15 de março, em cerimônia realizada em Los Angeles. Com a nomeação a Melhor Filme, o Brasil volta a figurar na categoria pelo segundo ano consecutivo, um feito raro na história do Oscar.
Entre os destaques, Wagner Moura se torna o primeiro ator brasileiro indicado ao Oscar na categoria de Melhor Ator, reforçando o impacto internacional do longa. Já na disputa por Melhor Elenco, categoria inédita, o Brasil é representado por Gabriel Domingues, responsável pela direção de elenco do filme.
A produtora Emilie Lesclaux celebrou o momento histórico e destacou o caráter coletivo da conquista. “Este é um dia muito feliz para nós e para o cinema brasileiro. Estou imensamente feliz por Wagner, por todo o elenco e a equipe envolvidos em quatro países, por Gabriel Domingues, nosso produtor de elenco, e por Kleber, que colocou todo o seu coração e energia neste filme ao longo de tantos anos”, afirmou.
Emilie também ressaltou a identidade brasileira da obra. “Ver ‘O Agente Secreto’ receber quatro indicações é especialmente significativo, pois o filme foi realizado com a maior liberdade criativa possível e carrega uma forte identidade brasileira, profundamente enraizada em Pernambuco e no Recife”, completou. A produtora ainda destacou o trabalho da distribuidora internacional Neon, responsável por uma campanha que resultou em 18 indicações ao Oscar para seus filmes nesta edição.
Indicado na nova categoria de Melhor Elenco, Gabriel Domingues falou sobre a importância do reconhecimento. “Acho que o filme é muito representativo dessa vontade do Brasil de se ver em sua potência e sua complexidade. O reconhecimento do casting é muito especial, porque reúne atores de diferentes origens, formações e momentos de carreira”, disse. “Para mim, o conjunto de personagens representa o Brasil que eu acredito: um país feito de pessoas, com muita paixão e diversidade”, acrescentou.
Com uma trajetória premiada, “O Agente Secreto” já soma 57 prêmios internacionais, reforçando sua força na temporada de premiações. No Brasil, o longa segue em cartaz em 470 salas, entra em sua 12ª semana nos cinemas e já foi visto por mais de 1,5 milhão de espectadores. A expectativa é de um novo impulso de público após as indicações ao Oscar.
No circuito internacional, o filme se aproxima de 300 mil espectadores na França, estreia em 29 de janeiro na Itália e na Espanha, e chega aos cinemas do Reino Unido e Irlanda em 20 de fevereiro.
“O Agente Secreto” é uma coprodução internacional da Cinemascópio, com participação da MK2 Films (França), One Two Films (Alemanha) e Lemming (Holanda). No Brasil, a distribuição é da Vitrine Filmes, com patrocínio da Petrobras.
Fique por dentro das novidades das maiores marcas do mundo! Acesse nosso site Marca Pop e descubra as tendências em primeira mão.
