O Centro Cultural Vila Itororó, um dos espaços culturais mais simbólicos de São Paulo, recebe no dia 28 de janeiro, às 19h, o show gratuito do movimento musical Partículas Acesas. Liderado pelos artistas baianos Peu Meurray e Aline Marco, o coletivo apresenta ao público o primeiro single do álbum de estreia, “Partículas Acesas”, com lançamento previsto para março. A programação inclui ainda, no período da tarde, a oficina gratuita de voz e tambor, aberta ao público.

Mais do que uma banda, Partículas Acesas se define como um coletivo artístico e um movimento musical que nasce do encontro entre Peu Meurray e Aline Marco, sob direção musical de Serginho Rezende. O projeto propõe a música como experiência de encontro, escuta e transformação coletiva, reunindo artistas, ideias e vivências em torno de uma mesma pulsação criativa.
A parceria entre Peu e Aline teve início em 2017 e já resultou em trabalhos de destaque, como a música “Foto 3×4”, presente no álbum Autêntica, de Margareth Menezes, indicado ao Latin Grammy em 2020. Atualmente, os artistas se dedicam à gravação do primeiro álbum autoral do coletivo, com faixas inéditas produzidas em parceria com o Estúdio Comando S, em São Paulo.
Durante uma visita ao estúdio, Seu Jorge sintetizou a força do projeto ao afirmar: “Para muita gente, vai ser legal essas canções que tiram do desalento.” A frase traduz o espírito de Partículas Acesas, que une som, palavra e presença em uma experiência artística guiada pelo afeto e pelo senso de pertencimento.
O projeto também carrega uma dimensão ambiental e educativa. A oficina “Voz e tambor” integra música, arte e sustentabilidade, com foco na conscientização ecológica. Peu Meurray desenvolve há mais de 20 anos um trabalho com percussão a partir de pneus reciclados, explorando diferentes tipos de borracha como instrumentos de função rítmica e harmônica.
Já Aline Marco propõe uma reflexão sobre a voz como ferramenta de transformação. “Qual minha voz no mundo? Através do som, do canto e da voz, podemos modificar o ambiente, a vibração energética e as frequências. Podemos acender nossas partículas e trazer amor, alegria e pertencimento para os outros”, explica a artista.
Como ativistas ambientais, Peu e Aline entendem a arte como ferramenta de formação social, contribuindo para a construção de uma consciência coletiva voltada à preservação da natureza, à reciclagem e ao cuidado com o entorno. O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e do Governo Federal.
Partículas Acesas – show e lançamento de single
Local: Centro Cultural Vila Itororó
Endereço: Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista, São Paulo
Data: 28 de janeiro
Horário: 19h
Local do show: Palco Éden
Entrada: gratuita
Fique por dentro das novidades das maiores marcas do mundo! Acesse nosso site Marca Pop e descubra as tendências em primeira mão.






