Best-seller instantâneo do New York Times, Outlive permanece nas listas de mais vendidos de não ficção desde o seu lançamento nos Estados Unidos, em março de 2023. Neste verdadeiro manifesto, o renomado médico Peter Attia reavalia a atual abordagem da medicina para mostrar novos rumos para a área. Ao apresentar a Medicina 3.0, ele propõe uma mudança de paradigma nessa mentalidade convencional e defende a reavaliação dos nossos hábitos diários com o objetivo de personalizar uma estratégia pessoal proativa para viver melhor e por mais tempo. As ideias pioneiras de Outlive conquistaram o público norte-americano e agora chegam às livrarias brasileiras pela Intrínseca em setembro.
Segundo Attia, apesar de todos os seus sucessos, a medicina tradicional parece ter falhado no que diz respeito às doenças relacionadas ao envelhecimento, chamada pelo autor de os quatro cavaleiros: doença cardíaca, câncer, doença neurodegenerativa ou diabetes tipo 2 e disfunções metabólicas relacionadas. Ele revela que quase sempre os tratamentos para tais enfermidades são excessivamente tardios, focados em prolongar a longevidade em detrimento da saúde ou da qualidade de vida. Seria preciso, portanto, substituir esse modelo ultrapassado por métodos individualizados, nos quais as medidas são tomadas aqui e agora, bem antes dos primeiros sintomas.
“Acredito que nosso objetivo deva ser agir o mais cedo possível, para tentar prevenir o desenvolvimento [de doenças como] a diabetes tipo 2. Em nossa abordagem, devemos ser proativos em vez de reativos. Mudar essa mentalidade deve ser o primeiro passo na luta contra a morte lenta. Queremos retardar ou mesmo evitar o surgimento dessas condições para que possamos viver mais tempo sem doenças, em vez de tentar prolongar a vida com elas”, afirma Attia.
De forma estratégica e científica, Attia lança um novo olhar sobre a longevidade em busca de saúde física, cognitiva e emocional. A ideia não é ditar regras nem apontar falhas, mas ajudar pessoas a transformar seu modo de pensar a saúde em longo prazo. Por meio de intervenções nutricionais de ponta, fisiologia do exercício e do sono, e estratégias de saúde emocional e mental, o célebre especialista oferece uma abordagem ousada para a mudança.
“Meu objetivo é criar um manual de instruções aplicáveis à prática da longevidade. Um guia que vai ajudar você a outlive, a viver mais e melhor. Espero convencê-lo de que, com o tempo e os esforços adequados, existe a possibilidade real de aumentar sua expectativa de vida em uma década e seu healthspan (a expectativa de vida saudável) em duas, o que significa que você pode viver como alguém vinte anos mais novo. Mas minha intenção aqui não é dizer exatamente o que fazer, e sim ajudar você a aprender a pensar em como fazer essas coisas”, explica o autor.
Antes dos 40 anos, Peter Attia, além de médico renomado, já era um maratonista aquático de alto nível, capaz de fazer longas travessias marítimas. Apesar da vida saudável, de repente descobriu que tinha uma doença cardiovascular, para a qual estava absolutamente despreparado. Quando enfim se deu conta do risco que corria, passou a se dedicar ao estudo da longevidade, e Outlive é o resultado desse primoroso trabalho de pesquisa e análise.