Nesta sexta-feira, 17 de abril, o músico nordestino Rapadura, lança o single “Meu Ceará”. No estilo boom bap, a música conta com sampler do clássico de Gordurinha, “Súplica Cearense”, scratchs e colagens de DJ Basim e beat de Nixon. A canção faz parte do primeiro disco oficial do artista, que tem previsão de lançamento ainda no primeiro semestre de 2020.
Nascido em Fortaleza, Rapadura traz na composição uma homenagem ao seu estado natal. De Patativa do Assaré a Belquior, Viviane Sucuri, MCharles, Raquel de Queiroz e Maria da Penha, o músico percorre o Ceará com referências que vão desde a poesia às artes marciais. Com o já tradicional speed flow, ele marca mais uma vez a cena independente do hip hop unido ao imaginário nordestino.
“Depois que fiz a música ” Norte Nordeste Me Veste ” senti meu povo junto comigo em cada verso, me apoiando e pedindo pra eu continuar firme. Mensagens de amor e força me motivaram a compor esse disco. Nos últimos anos tenho ido mais à minha terra, tenho estado mais próximo do meu povo em diversas viagens pelo Ceará, idas ao interior, ao Cariri e ao Sertão. Senti essa vontade bater forte em meu peito, como um chamado sabe?”, explica Rapadura. “É hora de lutar. Precisamos seguir com esperança e fé. Nos lugares mais carentes eu fui abraçado, fui cuidado, fui amado. Quando morri em mim, renasci mais forte para esse propósito. E quando um ser tem um propósito até a morte respeita seu objetivo de vida, sua missão. “Meu Ceará” é mais que um agradecimento, que uma homenagem, é pra dizer que estamos vivos e que vamos continuar lutando juntos. Nada pode parar meu Nordeste, meu Ceará”, complementa.
Aos 35 anos, com 22 anos de carreira independente, ele é conhecido na cena do hip hop pelo seu diferencial de unir rap ao imaginário nordestino. Durante a carreira, já gravou com O Rappa, Lenine, Criolo, Rashid, BaianaSystem, entre outros. Começou a subir nos palcos como backing vocal do lendário G.o.g, de Brasília. Já teve mixtape criada pelos fãs, com músicas que estavam na internet. Seu single “Norte Nordeste me Veste”, com 4,9 mi de visualizações no youtube, popularizou o artista pelo país.
Ouça: