Os reflexos de uma desilusão amorosa permeiam a história contada por Renan Kneipp em seu mais recente single, “Foi Bom Pra Você?“, que chegará a todas as plataformas no dia 7 de março. Este lançamento antecipa seu novo projeto, “Sex Sells Vol. 1”, marcando um momento de transição em sua carreira. Nesta fase, o artista se revela mais maduro, fundindo suas experiências passadas com sua atual jornada.
No cerne da inspiração para “Foi Bom Pra Você?“, encontram-se caminhadas noturnas, reflexões sobre a vida cotidiana e incursões na obra de Foucault. A música aborda a ideia de como o sexo é frequentemente utilizado como uma forma de troca na sociedade, resultando em relações tóxicas. Essa temática íntima e sensual se contrapõe à intensidade e à carga emocional da letra, cuidadosamente composta pelo artista.
“Eu como artista quis romantizar um sofrimento que não é para ser romantizado na realidade. A pauta de relações tóxicas é frequente e, em alguns casos, cansativa, mas ainda é necessária, infelizmente. O abrir mão de quem somos para o outro é algo complexo. ‘Foi Bom Pra Você?’ é a história de uma pessoa que se deu conta de que nada vale tanto a pena assim. É a decepção que, no futuro, vai levar à segurança, autoconfiança e evolução. Muitas vezes necessária, mas ainda assim, dolorosa.” mencionou Renan.
A vontade de dar voz a esse tema e de dividir suas reflexões sobre relações amorosas com um público cada vez maior motivou Renan Kneipp a criar uma divulgação inovadora e disruptiva para “Foi Bom Pra Você?”, e seu novo EP, através da plataforma OnlyFans – rede social de conteúdo adulto. A criação de um perfil de sexo aliado a imagens, textos e vídeos vem como uma forma de libertar o artista de prisões internas e do julgamento alheio, propondo um debate superficialidade e insegurança.
Renan finaliza: “Tive uma criação que me transformou em uma pessoa muito preocupada com a opinião alheia, afetando muito minha autoestima. Várias pessoas tiraram ou tentaram tirar vantagem das minhas vulnerabilidades, principalmente na indústria do entretenimento e isso foi me aprisionando dentro de mim ao longo do tempo. Desenvolvi depressão, senti raiva, até que um dia tive um insight: vou escrever um projeto que critique esse comportamento interminável. E qual a melhor forma de criticar a objetificação e a sexualização um tanto quanto desenfreada e desrespeitosa se não criando um perfil ‘verdadeiro’ no OnlyFans?”.
Renan Kneipp, um cantor e compositor de 28 anos nascido em Juiz de Fora (MG), é um verdadeiro polivalente. Misturando influências do R&B, pop e folk, ele cria uma sonoridade única que surpreende a cada faixa. Além disso, é empresário, proprietário da agência Jackfruit, e tem formação em gastronomia e publicidade.
Para Renan, a música é uma ferramenta para unir pessoas de diferentes origens e perspectivas. Seu objetivo é transformar suas próprias experiências em histórias com as quais muitos possam se identificar, seja de forma profunda ou descontraída. Após viver no Rio de Janeiro e em São Paulo, ele usa as emoções de suas experiências, tanto as altas quanto as baixas, para narrar detalhes muitas vezes esquecidos desses momentos.
Em 2018, lançou seu primeiro single, “Pilot“, uma canção leve e sensível sobre o amor em suas várias formas. Já em 2019, mergulhando mais profundamente em seu gênero musical preferido, apresentou “Arrepio“, uma produção R&B mais sensual e íntima. Foi nesse momento que decidiu que era hora de criar um projeto completo.
No meio da pandemia, em 2021, veio ao mundo o EP “¼“, uma celebração dos 25 anos do artista e de sua jornada musical. O projeto inclui faixas como “Save the Little Boy“, uma produção folk com letras profundas e uma melodia cativante, além do pop irreverente de “Carente” e mais três músicas autorais.
Renan se despediu do Brasil em setembro de 2023, fazendo sua primeira apresentação dois dias antes, curiosamente intitulada de “Despedida – Meu Primeiro Show”. Esta mudança representa não apenas um novo capítulo em sua carreira musical, mas também uma imersão em uma nova cultura. Este momento de transição está intimamente ligado ao lançamento de “Mineirinho“. Em paz com seu passado, presente e futuro, Renan reflete: “A cada dia que passa, me sinto mais orgulhoso de tudo que vivi e de onde vim. Quanto mais me afasto de Juiz de Fora, mais olho para tudo com carinho, e isso se reflete na música também. Este projeto é uma celebração da minha jornada até aqui”.
Para comemorar os dois anos do lançamento de seu primeiro EP, “¼”, em novembro de 2023, ele decidiu lançar uma versão deluxe do projeto. Esta foi a maneira perfeita de marcar a transição do cantor em 2021 para sua nova direção com o projeto “Sex Sells Vol.1”. Esta versão inclui as cinco faixas originais do EP, uma interpretação intimista e R&B do clássico do grupo Só Pra Contrariar “Mineirinho” e uma música composta por seu pai em 1987, uma homenagem à sua irmã Juliana.
Comments 1