Em outubro de 2023, o Rio de Janeiro recebe a terceira edição do Rio Montreux Jazz Festival, evento que conquistou a cidade com grandes nomes da música brasileira e internacional e que novamente apresenta shows exclusivos, encontros inéditos e novos arranjos. O festival terá quatro dias de duração, de 11 a 14 de outubro, e, acontecerá no Parque Bondinho Pão de Açúcar, Morro da Urca, e também na Orla do Rio de Janeiro e Forte de Copacabana com mais de 30 apresentações gratuitas.
Seguindo o modelo conhecido mundialmente do Montreux Jazz Festival, criado em 1967 na Suíça, o evento tem em seu line-up nomes consagrados assim como espaço para novos talentos que começam a trilhar seus caminhos na música. Também contará com a participação de instituições que utilizam a música como forma de educação, acessibilidade e inclusão social. A ideia é que, no período do festival, a cidade vivencie experiências musicais em diferentes locais.
No Parque Bondinho Pão de Açúcar, Morro da Urca, endereço principal do Rio Montreux Jazz Festival, estarão dois palcos – Villa-Lobos e Village – com capacidade para receber até 2 mil pessoas por dia de evento. Além de 4 shows diários, o espaço conta também com área de convivência, com opções de alimentação e bares e a vista mais espetacular da cidade do Rio de Janeiro.
Seleção musical
A programação do Rio Montreux Jazz Festival, desde sua primeira edição em 2019, tem a assinatura do produtor musical Marco Mazzola. Idealizador da noite brasileira do Montreux Jazz Festival, que teve início em 1978, Mazzola busca trazer para os palcos apresentações inéditas no país, encontros entre grandes estrelas e também artistas se aventurando em novos ritmos e instrumentos. Um ponto de destaque também está na seleção dos novos artistas, músicos promissores que tem a oportunidade de mostrar seu talento para um público mais amplo e já com a chancela da curadoria do festival.
“Ter o Brasil como um dos primeiros países no mundo a receber uma edição do Montreux Jazz Festival, em 2019, foi muito emblemático. É um reconhecimento ao nosso trabalho junto à organização da Suíça e também uma reverência ao potencial e a força da música brasileira. Chegamos agora nesta terceira edição trazendo todo o potencial do evento, neste formato que envolve a cidade e leva música para diferentes regiões e para um público diverso. Esse é o verdadeiro espírito de Montreux – multiplicar a boa música, reverenciar os artistas e, sobretudo, criar uma experiência inesquecível para o público”, diz Marco Mazzola.
A 3ª edição do Rio Montreux Jazz Festival será aberta, dia 11/10, no Palco Villa-Lobos com o puro jazz do contrabaixista John Patitucci, que traz ao Brasil seu all-star Electric Guitar Quartet apresentando David Gilmore, Steve Cardenas e Brian Blade. O repertório contará com obras que viajarão por toda sua discografia, do Classic Jazz até o Jazz-Fusion. Na sequência, Al Di Meola voltará a empunhar guitarras elétricas em um show inédito no Brasil, “Al Di Meola Acoustic Eletric Band” desenvolvido especialmente para o festival, onde um dos mais aclamados guitarristas de jazz do mundo fará dois formatos na mesma apresentação: um totalmente acústico e outro elétrico.
No dia 12, a noite começa com a homenagem a um dos grandes nomes da música brasileira: João Bosco. O artista mineiro proporciona mais um momento exclusivo, revisitando sua carreira acompanhado por Jaques Morelenbaum, Vanessa Moreno e Mestrinho no musical intitulado “O Corsário: O Coração Tropical de João Bosco”. Fechando a noite de quinta-feira, Ney Matogrosso celebra seus 50 anos de carreira, ao lado de Liniker, Ana Canãs, Duda Brack e Filipe Catto, no espetáculo “Sangue Latino: 50 anos de carreira de Ney Matogrosso”.
Na sexta, Hermeto Pascoal, reconhecido como um dos maiores nomes mundiais do jazz, traz a celebração “A nave mãe no Rio Montreux”, O último show da noite é uma grande festa ao Nordeste brasileiro, “Viva Nordeste” com Elba Ramalho e Chico César recebendo a SpokFrevo Orquestra.
A última noite do Rio Montreux Jazz Festival 2023 receberá o ícone do Jazz, Billy Cobham. Billy virá com sua banda principal formada por Emilio Garcia na guitarra, Steve Hamilton e Camelia Ben Naceur nos teclados e Victor Cisternas no baixo, apresentando um show dedicado a toda sua discografia de mais de 40 anos. Fechando o Palco Villa-Lobos, Emicida vai surpreender ao apresentar o espetáculo inédito criado para o festival “AmarElo encontra A Love Supreme”, onde o artista recria seu show AmarElo inspirado pela masterpiece do Jazz, A Love Supreme, de John Coltrane.
Entre os shows principais que acontecem no Palco Villa-Lobos, o público ainda poderá curtir o palco Village, onde se apresentarão artistas de diversos estilos musicais como Nanda Moura com sua cigar box guitar e seu genuíno blues, Dani Spielmann e seu trio de choro, YEBO- musical inspirado na dança típica da África do Sul-, e Maíra Freitas com seu quarteto de música instrumental além de outras atrações nacionais e internacionais.
A programação dos shows gratuitos na Orla da cidade e no Forte de Copacabana será divulgada em breve.
A pré-venda exclusiva para clientes Claro e Mastercard começou nesta segunda-feira, 11 de setembro, segunda-feira, a partir das 10h. A venda geral ao público começará às 10h do dia 15 de setembro, sexta-feira, através do site oficial do evento.
Programação Rio Montreux Jazz Festival 2023
Parque Bondinho Pão de Açúcar, Morro da Urca
Dia 11 de outubro – quarta-feira
Palco VILLA-LOBOS
22:30h – John Patitucci Electric Guitar Quartet
00h – Al Di Meola Acoustic Electric Band
Palco VILLAGE
21:50 e 23:30 – YEBO
Dia 12 de outubro – quinta-feira
Palco VILLA-LOBOS
22:30h – João Bosco convida Vanessa Moreno, Jaques Morelenbaum e Mestrinho.
(O corsário: O coração tropical de João Bosco)
00h –Ney Matogrosso convida Liniker, Ana Cañas, Duda Brack e Filipe Catto
(Sangue Latino: 50 anos de carreira de Ney Matogrosso)
Palco VILLAGE
21:50 – Maíra Freitas e Jazz das Minas
23:30 – Nanda Moura
Dia 13 de outubro – sexta-feira
Palco VILLA-LOBOS
22:30h – Hermeto Pascoal & Grupo (A Nave Mãe no Rio Montreux)
00h –Elba Ramalho, Chico César e SpokFrevo Orquestra
(Viva Nordeste)
Palco VILLAGE
21:50 – Anders Helmerson Trio (Suécia)
23:30 – Dani Spielmann Choro Trio
Dia 14 de outubro – Sábado
Palco VILLA-LOBOS
22:30h – Billy Cobham Band
00h – Emicida (AmarElo encontra A Love Supreme)
Palco VILLAGE
21:50 – Veronese
23:30 – Anatole Muster (Suíça)