“Ritmo de Natal”: saiba tudo sobre o primeiro longa do Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo

Ao longo de três semanas intensas de gravação, elenco e equipe de ‘Ritmo de Natal’ entraram no clima das festas de fim de ano, com muitos momentos de alegria, emoção, afeto e, principalmente, união. O primeiro longa do Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo está em fase de finalização e vai ao ar na TV Globo em dezembro, após pré-estreias no cinema e no Globoplay em novembro.

Na comédia romântica criada e escrita por Juan Jullian e Leonardo Lanna, com direção artística de Allan Fiterman, Mileny (Clara Moneke), a cantora de funk do momento, se envolve com Dante (Isacque Lopes), um violinista clássico. Eles enfrentam uma prova de fogo ao passar o primeiro Natal juntos, com suas famílias de universos completamente distintos. Mileny é filha de Soraya (Vilma Melo) e MC Barbatana (Paulo Tiefenthaler), um dos casais mais populares da velha guarda do funk carioca, e Dante, de Inês (Taís Araujo), uma pianista consagrada. O choque cultural e as diferenças de personalidade entre os membros das famílias trazem uma série de conflitos à tona, o que impacta na relação do casal.

“‘Ritmo de Natal’ é um filme sobre celebrar o que é diferente e sobre como o preconceito pode te impedir de ser a versão mais genuína de si mesmo, te afastando daquilo que realmente importa na vida: os afetos”, conta Juan Jullian, que escreve seu primeiro longa após muitos trabalhos no audiovisual. “A principal mensagem do filme é que, mesmo com maneiras distintas de ver o mundo, e as confusões que essas diferenças podem causar, o amor sempre vence. Colocar pessoas de mundos diferentes para conviver em uma mesma casa é a metáfora que encontramos para mostrar que o Natal é justamente essa época em que devemos enxergar muito mais o que nos une do que aquilo que nos separa”, completa Leonardo Lanna, que também escreve seu primeiro filme após 15 anos de atuação como roteirista na TV.
 
Clara Moneke celebra o convite para protagonizar o longa, especialmente por ter sido o primeiro nome pensado pelos autores para interpretar a cantora de funk. Para o papel, a atriz precisou fazer aulas de canto e dança, e gravou uma música inédita em estúdio. “Nunca fui de dançar e cantar, então esse foi o maior desafio, uma superação. Precisei me transformar em uma estrela do funk. Tive a orientação de profissionais incríveis, que me tornaram uma pessoa capaz de gravar clipe e fazer show”, revela, satisfeita.

Reunir Clara Moneke com a veterana Taís Araujo é motivo de orgulho para o diretor Allan Fiterman, que conta ter se emocionado ao dirigir uma cena do filme com as duas. “É muito bonito ver essas gerações de atrizes contracenando. Essa cena mostra o contraste de duas mulheres de épocas distintas discutindo as suas diferenças. Acho muito interessante unir as duas. A Clara está despontando agora, é uma atriz muito carismática, tem um brilho próprio, e a Taís Araujo é uma estrela brasileira. Ter ambas nesse filme divertido, leve e emocionante vai ser um presente de Natal para todo mundo”, acredita.
 
Repleta de projetos esse ano, Taís Araujo conta que não resistiu em emendar mais um trabalho quando soube a história do filme e os atores com quem iria contracenar. Ela revela que há muito tempo não se emocionava tanto com uma cena como a que gravou com Clara. “Tive um pequeno descontrole de tanta emoção (risos). É um diálogo sobre passado e futuro, e minha personagem avalia todo o caminho dela, passa a rever os valores. É um momento lindo entre as duas. A Clara e também o Isacque me emocionam, são jovens muito preparados, maduros”, elogia.

Assim como Clara Moneke, Isacque Lopes valoriza a oportunidade de protagonizar o filme após se destacar na novela ‘Vai na Fé’. “Cresci vendo a Taís na TV. Para mim, ela é uma referência, deixou um legado para nós. Com a Clara, construí uma amizade na novela e a coloco em um lugar de admiração como pessoa e profissional. Sou grato por estar ao lado de pessoas grandiosas nesse filme, que traz essa mensagem tão bonita sobre a aceitação das diferenças, e é importante falar sobre isso no Natal, uma época tão acolhedora”, pontua.

O elenco de ‘Ritmo de Natal’ conta ainda com Teca Pereira no papel da avó de Mileny, a Vovó Gorete, Guthierry Sotero vive Maikon, o irmão mais novo da funkeira, e Nina Tomsic como Patrícia, a assistente pessoal de Inês. Valentina Bandeira, Dig Verardi e Carol Marra, entre outros, fazem participações especiais. 

Sair da versão mobile