O início da vida adulta nunca é simples, principalmente quando não encontramos apoio e legitimidade para sermos quem somos. Em Um traço até você, romance nacional que chega às livrarias em 31 de julho, Olívia Pilar apresenta a história sensível e cativante de uma jovem artista negra em busca de seu lugar em um mundo que tenta restringir seus passos.
Lina tem quase tudo na vida. Estuda em uma das melhores universidades do país, mora em um bairro de classe média alta de Belo Horizonte e está sempre se divertindo com os amigos. Nos planos, faltam apenas o apoio dos pais para a carreira de ilustradora e o dinheiro para um sonhado curso de desenho no Chile.
Quando consegue uma vaga de estágio, ela acredita que está tudo resolvido. Apesar de não gostar de Administração, o projeto sobre inclusão e diversidade parece interessante. Mas Lina logo recebe olhares estranhos e tarefas que colocam sua capacidade em xeque. E talvez isso tenha a ver com a cor de sua pele.
Então seu caminho cruza com o de Elza, uma estudante do curso de Letras que traz em seus versos a importância da luta por uma sociedade mais justa. À medida que se aproximam, Lina se dá conta de que o mundo a enxerga de uma forma que ela não imaginava, e precisa buscar em seu lado artístico a força para construir sua identidade. Juntas, Lina e Elza vão confrontar seus medos, suas inseguranças e… se apaixonar.
Com histórias protagonizadas por garotas negras e por garotas que gostam de garotas, Olívia Pilar narra em Um traço até você a jornada de autodescoberta de Lina e constrói uma trama emocionante sobre entendermos quem somos e a força que reside em encontrarmos nossa própria voz.