A Riachuelo, uma das maiores varejistas de moda do país, reforça sua trajetória de incentivo ao esporte como ferramenta de bem-estar, inclusão, desenvolvimento e transformação social ao dar continuidade no patrocínio ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), que teve início nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Com o início dos Jogos Pan-americanos, a marca dá detalhes da criação e produção dos uniformes de viagem e da cerimônia de abertura que foram utilizados por todos os atletas brasileiros em Santiago, no Chile.
A principal característica das peças é o resgate aos símbolos da brasilidade. Traduzidos por meio de um convite ao universo botânico, os uniformes carregam como estampa principal o mix de folhagens junto com ilustrações que remetem às florestas brasileiras.
A cartela de cores faz alusão a bandeira do Brasil, com as tonalidades de verde, azul e amarelo presentes em grande parte dos uniformes. Já a modelagem, pensada especialmente para proporcionar elegância, aposta em cortes finos e, ao mesmo tempo, modernos, que valorizam os traços dos atletas.
“A paixão do brasileiro, a conexão entre as pessoas e o esporte como ferramenta de impulso, inclusão e desenvolvimento social são os principais motivos que levaram a Riachuelo a construir uma trajetória de apoio ao segmento. Estamos muito felizes e honrados em vestir o Time Brasil em Santiago”, comenta Constanza Pedrassani, Head de estilo da Riachuelo.
Rumo a Paris
Como marca de moda oficial do COB, além dos Jogos Pan-americanos do Chile, a Riachuelo também vai fornecer os uniformes de cerimônia de abertura e viagem para os atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Paris, que acontecerão em julho de 2024.
Para isso, a marca vai unir duas de suas maiores fortalezas – o DNA brasileiro e o viés da sustentabilidade, para trazer peças inspiradas na fauna e na flora do país, com atributos sustentáveis e tecnologias de reciclagem de alta complexidade. Todas as peças serão 100% fabricadas em Natal, no Rio Grande do Norte, utilizando energia renovável, tingimentos feitos à base de recursos naturais e algodão desfibrado – a desfibragem é a técnica que utiliza de restos de tecidos para criar uma peça mais sustentável.
“Acreditamos que somente a Riachuelo, uma marca brasileira, feita por brasileiros para brasileiros, conseguiria unir esses dois valores tão nobres junto ao COB e nossos atletas. Nosso maior objetivo é desenvolver produtos com consciência, propósito e responsabilidade, e, mais do que isso, seguir apoiando o nosso país e as pessoas que fazem o Brasil alcançar cada vez mais novos espaços”, comenta Camila de Paula Souza, Gerente de Estilo da Riachuelo.
Apoio ao esporte
Hoje, a Riachuelo é patrocinadora de diversas atividades no nicho esportivo, como do Brasileirão Feminino Neoenergia 2023, da Confederação Brasileira de Voleibol, da campeã olímpica Rebeca Andrade e do Comitê Olímpico do Brasil.
Além disso, como incentivadora da mulher, a Riachuelo ainda é responsável por oferecer o Prêmio Inspire, categoria exclusiva para homenagear as atletas mais inspiradora do ano, dentro do Prêmio Brasil Olímpico, premiação anual realizada pelo COB.