Segunda edição do Koff (Korean Film Festival) movimenta São Paulo em outubro

O cinema coreano continua em alta, e São Paulo está prestes a ser o novo palco dessa potência cultural. A 2ª edição do Koff – Festival de Cinema Coreano, organizada pelo Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC), acontece de 3 a 9 de outubro de 2024 no Reserva Cultural, na Avenida Paulista. O evento celebra a cultura cinematográfica sul-coreana e já passou por Piracicaba, onde faz parte do calendário oficial da cidade.

Segunda edição do Koff (Korean Film Festival) movimenta São Paulo em outubro | Foto: Reprodução

A abertura do festival coincide com o feriado sul-coreano que celebra a Fundação de Gojoseon, o primeiro Estado da Coreia. Para esta edição, a curadoria, sob responsabilidade de Rubens Rewald e co-curadoria de Marcia Kling, selecionou uma programação variada, incluindo os principais lançamentos de 2022 a 2024. A programação também inclui oficinas de produção de vídeo em escolas públicas, além de debates virtuais com cineastas, atores e produtores coreanos.

A Mostra Competitiva contará com mais de 40 filmes de cineastas emergentes, selecionados entre 325 inscritos da Coreia do Sul e Brasil. Entre os destaques estão “Table for Two“, um documentário sensível que aborda a relação entre mãe e filha após a luta contra anorexia e bulimia; “Birth” e “Juhee from 5 to 7“.

Já na Mostra Não Competitiva, grandes sucessos do cinema coreano recente ganham destaque. O filme de abertura será “Past Lives“, de Celine Song, que foi indicado ao Oscar e se tornou sucesso de crítica e público. Outras obras a serem exibidas incluem o thriller político “Spring in Seoul” (2023), que superou 11 milhões de espectadores em 36 dias, e “Exhuma“, um terror psicológico que explora rituais xamânicos e foi a maior bilheteria da Coreia em 2024.

O festival também traz produções como “Sleep” (2023), “Road to Boston” (2022), “Soulmate” (2023) e “Ditto” (2022), além de “Dog Days” (2024), um drama sobre conexões humanas e histórias envolvendo cães em um hospital veterinário. O filme de ação “The Roundup: No Way Out” (2023), terceiro da franquia “Crime City“, também estará na programação.

Curtas-metragens também terão espaço no Koff, com obras premiadas em importantes festivais. O destaque é “Night Fishing“, produzido pela Hyundai e vencedor do Fantasia International Film Festival. O curta foi filmado com câmeras automotivas, criando uma fusão entre tecnologia e arte.

A Hyundai, uma das patrocinadoras do evento, destaca a importância dos laços entre Brasil e Coreia, que se fortalecem ainda mais com o sucesso crescente do cinema coreano. O festival conta com o apoio de empresas como CJ do Brasil, Glovis Brasil Logística e Atomy do Brasil.

Serviço:

Koff – Korean Film Festival – De 3 a 9 de outubro de 2024.
Local: Reserva Cultural. Av. Paulista, 900 – Bela Vista, São Paulo, SP.
Realização: Alexa Filmes, Trein Produção Cultural, Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura.
Produção: Image7 e Manifesta Cultura em Eventos.

Patrocinadores: CJ do Brasil, Hyundai Motor Brasil, Glovis Brasil Logística e Atomy do Brasil
Apoio Cultural: ISPAC-Instituto São Paulo de Arte e Cultura, ACIPI – Piracicaba e SIMESPI – Piracicaba. Apoio Institucional: Instituto São Paulo de Arte e Cultura – ISPAC.

Entrada gratuita em todas as sessões.

Para mais informações basta acessar o site oficial do evento clicando no link.

Sair da versão mobile