Festas e shows realizados no Vale do Anhangabaú deverão ter horário máximo até as 23h a partir de 2026, segundo determinação da prefeitura de São Paulo. A medida surge após reclamações recorrentes de moradores sobre poluição sonora e tem como objetivo reduzir o impacto dos eventos na região central da cidade.

Desde a reabertura do espaço, há cerca de quatro anos, sob concessão à iniciativa privada, o Vale do Anhangabaú passou a receber festas de música eletrônica que frequentemente avançam pela madrugada, algumas delas atravessando o amanhecer. O volume do som fora do horário permitido se transformou em um ponto constante de tensão com a vizinhança, resultando em pressão direta sobre o poder público e na abertura de um inquérito civil pelo Ministério Público de São Paulo.
A nova limitação de horário entra em vigor em janeiro de 2026 e deve impactar diretamente os negócios da concessionária Viva o Vale, responsável pela gestão do espaço. A decisão foi reforçada após medições oficiais realizadas pela prefeitura, que apontaram extrapolação significativa dos limites sonoros durante um evento comandado pelo DJ alemão “Boris Brejcha”, realizado entre os dias 19 e 20 de dezembro.
Segundo o relatório, o evento ultrapassou o limite permitido tanto em relação ao horário, após as 23h, quanto ao volume de som, independentemente do período do dia. O palco estava instalado a menos de 200 metros do gabinete do prefeito Ricardo Nunes (MDB), o que ampliou a repercussão do caso.
Na ocasião, a Secretaria Municipal das Subprefeituras optou por notificar a promotora do evento, a Entourage, sem aplicar multa. A justificativa apresentada foi a de que, para microempresas, a legislação prevê uma fiscalização de caráter prioritariamente orientador.
As queixas sobre o volume das festas no Anhangabaú se acumulam há meses. Em junho, a concessionária Viva o Vale chegou a se comprometer a adotar sistemas de som mais direcionais e a reposicionar o palco, que passou a ser montado voltado para o Viaduto Santa Efigênia, em vez do Viaduto do Chá. A mudança, no entanto, acabou deslocando o incômodo para outra área do entorno.
Fique por dentro das novidades das maiores marcas do mundo! Acesse nosso site Marca Pop e descubra as tendências em primeira mão.






