O Telecine lança, em dezembro, a campanha Filmes para Sentir, que promete transformar a experiência de escolha de filmes. A marca classificou seu catálogo de acordo com as emoções que cada obra desperta no espectador, facilitando a decisão sobre o que assistir no streaming ou na TV. A iniciativa foi inspirada em pesquisas de comportamento que apontaram o desejo do público por maior controle emocional durante o entretenimento.
Com o conceito de spoiler emocional, o Telecine destacou três emoções principais: eletrizado, relaxado e nostálgico. Cada uma delas é representada por um filme específico:
- Eletrizado: ‘Zona de Risco’, ação com Russell Crowe e Liam Hemsworth, que estreia no catálogo no dia 26 de dezembro.
- Relaxado: ‘Os Inseparáveis’, animação dos produtores de ‘Toy Story’, que chega no dia 19 de dezembro e promete encantar o público com uma história de amizade e sonhos em Nova York.
- Nostálgico: ‘E.T. O Extraterrestre’, o clássico de Steven Spielberg, que estampa a campanha e está disponível no catálogo da TV e do streaming.
A campanha conta com uma peça institucional de 30 segundos que apresenta o conceito de Filmes para Sentir por meio de cenas icônicas e destaques de programação. O conteúdo será exibido em mídias externas e na TV.
Curadoria emocional e novidades no catálogo
Além dos lançamentos, o Telecine apresenta duas novas cinelists para reunir a família no fim de ano: Grandes Franquias do Cinema e Para Assistir no Natal. A programação especial também inclui a sessão Filme para Sentir, exibida às segundas-feiras, às 22h, nos seis canais Telecine. Entre os destaques estão:
- ‘Motel Destino’ (mood intrigado)
- ‘Não Abra’ (assustado)
- ‘Como Eu Era Antes de Você’ (apaixonado)
- ‘O Impossível’ (surpreso)
- ‘Meninas Malvadas’ (nostálgico)
- ‘O Auto da Compadecida’ (relaxado)
Pesquisas e insights de comportamento
A campanha é resultado de pesquisas realizadas pelo Coletivo Tsuru, Umanità e Instituto Quantas, que revelaram a importância da previsibilidade emocional para o público. Os estudos apontaram que, após a pandemia, os consumidores de entretenimento buscaram mais controle sobre as emoções durante o lazer, optando por produções com início, meio e fim — característica predominante nos filmes.
O levantamento mostrou que 97% dos entrevistados afirmaram assistir a pelo menos um filme por semana, destacando a preferência por filmes em relação a séries, que exigem maior comprometimento de tempo. Outro ponto relevante é que o público vê as séries como mais conectadas à realidade, enquanto os filmes proporcionam uma “fuga” do cotidiano.
Com base nesse cenário, o Telecine desenvolveu uma curadoria focada em emoções, não apenas em gêneros. Em vez de temas narrativos, os títulos agora estão agrupados pelas sensações que provocam no espectador, reforçando o conceito de spoiler emocional.
As pesquisas completas estão disponíveis para consulta na Plataforma Gente, da Globo.